• background image
  • O Pacto pela Democracia é uma coalizão de mais de 200 organizações da sociedade civil que, desde 2018, coordena os esforços de atores sociais em todo o espectro ideológico para aumentar a capacidade da sociedade civil de defender e revigorar a democracia no Brasil.

    A defesa e o fortalecimento da democracia necessitam esforços contínuos para garantir uma sociedade pautada por liberdades e direitos. A cooperação e coordenação de ações da sociedade civil para a defesa da agenda da democracia precisam ser ampliadas nos próximos anos.

    broken image

    2018

     

    O Pacto pela Democracia é lançado com o objetivo de ser uma coalizão plural e comprometida com a defesa e o revigoramento dos pilares da construção democrática no Brasil. Uma iniciativa singular que antecipou os desafios ainda mais profundos que estavam por vir na vida política brasileira. Saiba mais.

    broken image

    2019

    O Pacto assume o papel de coalizão de defesa do Estado Democrático de Direito em meio à escalada autoritária vivida no país sob o governo Bolsonaro. A rede cresce, ganha relevância e passa a ser um espaço central de monitoramento de ameaças. Foram três grandes eixos de atuação: defesa de instituições, direitos e liberdades constitucionais; promoção da cultura democrática; e fortalecimento da sociedade civil. Saiba mais.

    broken image

    2020

    Em meio à calamidade pandêmica e à aceleração das ofensivas autoritárias, o Pacto fortalece sua rede e amplia sua atuação por meio de parcerias com outros setores da sociedade no enfrentamento às crises simultâneas em curso. Além de identificar e reagir a ataques antidemocráticos, atua pela proteção da saúde da população e da democracia brasileira no contexto das eleições subnacionais. Diante do distanciamento, estreitamos vínculos; frente às ameaças autoritárias, amplificamos as vozes pela democracia; diante de tantas mortes, trabalhamos incessantemente para defender a vida. Saiba mais.

    broken image

    2021

    Em mais um ano de recrudescimento dos ataques, o Pacto foca suas estratégias em ações contra retrocessos autoritários: defesa das instituições e do espaço cívico, e incidência por uma reforma eleitoral com mais transparência e participação social. Assume papel central em questões chave como a revogação da Lei de Segurança Nacional e a criação da Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito. Inicia ainda a construção de estratégias visando à proteção da integridade do processo eleitoral do ano seguinte. Saiba mais.

    broken image

    2022

    Em um dos momentos mais desafiadores da democracia brasileira, o Pacto articula uma cooperação inédita entre múltiplos atores e setores sociais a fim de isolar as vozes golpistas e garantir a integridade do processo e do resultado eleitorais. Atuamos em três frentes principais: qualificação do processo, com a difusão de ações da sociedade civil por eleições melhores; defesa das eleições, com foco em responder de forma célere e coordenada às ofensivas contra o processo eleitoral; e efesa do resultado, visando ao ágil e amplo reconhecimento do resultado das urnas a fim de reduzir tentativas de contestação e desrespeito da escolha soberana e democrática da população. Saiba mais. 

    broken image

    2023

    Um novo ciclo político-democrático tem início para o Brasil e para o Pacto, demandando um importante processo de atualização da nossa proposta de atuação em curto, médio e longo prazos. Nossa teoria de mudança foi revisada e planejamento estratégico plurianual, construído, ao mesmo tempo em que lideramos processos importantes pela responsabilização dos crimes cometidos contra o Estado de Direito e enfrentamos as tentativas de fragilização da democracia no Congresso Nacional, em casos como o da PEC da Anistia e da minirreforma eleitoral. Ampliamos ainda nossas contribuições ao debate público e junto à comunidade internacional.

     

    Diante de um contexto em que sistema e cultura democráticos estão fragilizados e em descrédito na sociedade brasileira, o Pacto pela Democracia tem o propósito de articular a atuação da sociedade civil organizada em rede para defender e revigorar permanentemente a construção democrática no Brasil e contribuir para uma sociedade em que a convivência, as liberdades e os direitos democráticos sejam garantidos pelas instituições, por todas as pessoas e para todas as pessoas.

     

     

    O Pacto pela Democracia, em sua atuação no longo prazo e para concretizar o seu impacto, contribui para alcançar:

    • Uma sociedade civil atuando de forma fortalecida, autônoma e articulada acerca da agenda da democracia no Brasil;
    • As instituições democráticas fortalecidas e o sistema político mais representativo, transparente e aberto à efetiva participação social;
    • As práticas e os valores democráticos amplamente reconhecidos, vivenciados na sociedade e refletidos na convivência política;
    • A qualidade da democracia brasileira monitorada e mensurada de forma periódica, orientando a atuação permanente de defesa e fortalecimento da democracia pela sociedade civil.
  • PERGUNTAS FREQUENTES

    Quem organiza o Pacto?

    O Pacto pela Democracia é uma iniciativa ampla e plural, reunindo mais de 200 organizações da sociedade civil brasileira e articulada pela equipe da secretaria-executiva. Para saber mais ou fazer contato clique aqui.

    Quem pode participar?

    O Pacto está aberto a todas as organizações da sociedade civil brasileira que se identifiquem com sua proposta e queiram se somar a ela. Além disso, as organizações devem comprometer-se com alguns princípios, valores e práticas. Acesse aqui a página para a participação no Pacto para saber mais sobre as formas de fazer parte da rede.

    Qual a orientação política do Pacto?

    O Pacto busca ser um espaço plural e comum para a defesa e aprimoramento da democracia no país, reunindo para isso cidadãos, organizações e atores políticos de perfis diversos, como precisa ser em um espaço democrático. Com esse propósito, ele não se alinha com nenhuma corrente política específica, mas sim com o sentido de união necessária em torno da preservação do espaço comum de diálogo, tolerância e pluralismo dentro do qual o bom debate político e o processamento positivo das diferenças nele possa se fazer. Acreditamos que esse espaço e as instituições públicas destinadas a concretizá-lo são patrimônios coletivos, e precisamos conseguir recuperar a capacidade de entendê-lo e afirmá-lo, trabalhando em conjunto para o seu aprimoramento.

  • ORGANIZAÇÃO: PARTICIPE DA REDE DO PACTO

    Expresse o seu compromisso com a democracia.