•  

    broken image
  • Diálogos Democráticos: conversas abertas sobre a democracia

    A Democracia se tornou nos últimos anos uma preocupação central de governos, ONGs, centros de pesquisa e coletivos em todo o mundo. A degradação democrática que diversos países vêm enfrentando na última década gera, em contrapartida, uma mobilização global para sua defesa e revigoramento. Há, no Brasil e no mundo, muitos pesquisadores e pensadores que se dedicam a estudar o que se passa com a Democracia e a identificar soluções para as suas fragilidades.


    Neste momento que vivemos em nosso país, de altíssima polarização e violência na arena pública, de descrença com a democracia e com as instituições políticas, e de desinformação e proliferação de fakenews torna-se fundamental disseminar conhecimentos, que nos ajudem a compreender o atual contexto, e práticas que permitam aprofundar e aprimorar o sistema democrático.

     
    É neste sentido que surgem os Diálogos Democráticos: palestras periódicas com importantes especialistas do Brasil e do mundo, em encontros abertos e gratuitos a toda a comunidade.

    Saiba mais sobre as três edições dos Diálogos promovidos pelo Pacto pela Democracia.

  • EDIÇÕES ANTERIORES

    broken image

    Primeira edição do Diálogos Democráticos

    Como fortalecer as democracias em tempos de crises?

    A primeira edição do Diálogos Democráticos aconteceu no dia 15 de abril, na Praça das Artes, em São Paulo (SP). Com o tema “Como fortalecer as democracias em tempos de crises?”, o evento foi criado para discutir o momento democrático brasileiro, apontando caminhos, princípios e práticas para que as democracias se fortaleçam e voltem a florescer, no Brasil e no mundo. Participaram os convidados José Álvaro Moisés, Manoela Miklos, Natália Neris, Oscar Vilhena, Patrícia Bezerra e Thiago Amparo.

    Clique aqui para saber detalhes.

    broken image

    Partidos Políticos são o tema da 2ª edição dos Diálogos Democráticos

    Qual o papel dos partidos na democracia hoje?

    No último dia 17 de junho, o Pacto Pela Democracia realizou a segunda edição dos Diálogos Democráticos, uma série de encontros que tem buscado pautar temas fundamentais para pensar a democracia e a política no Brasil, com o tema “Qual o papel dos partidos na democracia hoje?”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). Estiveram presentes os professores André Singer (USP), Rachel Meneguello (Unicamp) e do consultor Vítor Oliveira (Pulso Público), além do ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSDB), a co-deputada estadual Mônica Seixas (Bancada Ativista/PSOL), o deputado federal Paulo Teixeira (PT) e a deputada federal Renata Abreu (Podemos).

    Saiba mais clicando aqui.

     

    broken image

    3ª edição dos Diálogos Democráticos online - 2020

    Democracia: o que fazer agora?

    Em 2020, realizamos três edições dos Diálogos Democráticos, veiculados em nosso canal no YouTube devido à pandemia, e com o objetivo de aprofundar reflexões sobre o atual contexto político e suas implicações para a democracia no Brasil. A pandemia de Covid-19 aprofundou a crise democrática. Diante desse quadro, lançamos esses diálogos sob o tema “Democracia: e agora?”, com o objetivo de reunir representantes de diferentes setores da sociedade para debater saídas para a crise democrática brasileira. O primeiro reuniu representantes de destaque da sociedade civil; para o segundo evento, conseguimos promover um debate entre cinco parlamentares, e o terceiro diálogo foi focado em jornalistas relevantes de veículos da mídia tradicional e alternativa.

     

    Saiba mais clicando aqui.

     

    broken image

    Reforma eleitoral em vistas às Eleições de 2022 é tema da 4ª edição dos Diálogos Democráticos

    Reforma eleitoral

    Em 2021, os "Diálogos Democráticos" foram realizados em formato virtual e promoveram um ciclo de debates sobre diversos temas presentes na Reforma Eleitoral: representatividade, transparência, mídias sociais e sistema eleitoral.

     

    Saiba mais clicando aqui.