Participação social esvaziada e imprensa sob ameaça, a semana para a democracia

Conteúdos #pelademocracia

Steven Levitsky, autor de 'Como as Democracias Morrem' e professor de Princeton fala como a polarização política se dá também geograficamente. "Hápoucos lugares nos EUA em que convivem democratas e republicanos (...). Os cidadãos perdem o hábito e a capacidade de coexistir, de tolerar a diferença, de discutir sobre política e depois ir jogar futebol juntos."

Olhando para o legislativo, as pesquisadoras do Instituto Update Luciana Minami e Beatriz Pedreira escreveram um ensaio analisando comoparlamentares de primeiro mandato estão criando inovações nos espaços de poder.
O professor da FGV DIREITO-SP, Thiago Amparo, da rede do Pacto, faz uma análise sobre as políticas públicas na área de Direitos Humanos nos 100 primeiros dias do governo federal.
Segundo dados do Repórteres sem Fronteiras o Brasil piorou em 2018 no quesito liberdade de imprensa. O levantamento aponta 20 projetos no Congresso que pretendem criminalizar as fakenews. A forma de lidar com elas tem gerado um intenso debate sobre abusos e censura.

Novidades da rede do Pacto

O Pacto é uma plataforma de ação conjunta pela democracia. Passamos a reunir na última semana 100 organizações da sociedade civil. Diversas em suas pautas de atuação e visões de mundo, elas compartilham o desejo de preservar e aprimorar uma arena democrática livre, plural e dinâmica, marcada pelo diálogo e pelo embate virtuoso de ideias.

Após a publicação do decreto do governo federal que prevê a extinção de colegiados da administração pública, quase 40 organizações publicaram uma nota apresentando seus argumentos de por que essa medida enfraquece a democracia. O tema também foi objeto de um artigo no final do ano passado.
O Prêmio Espírito Público 2019 busca identificar e reconhecer as trajetórias dos profissionais públicos que mais impactam a sociedade brasileira. É possível saber mais e se inscrever através do site.
Voltando ao tema liberdade de imprensa, o Instituto Não Aceito Corrupção, com adesões de outras organizações próximas à rede do Pacto, lançaram uma nota pública repudiando a censura imposta pelo STF a veículos de imprensa.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC lançou a plataforma'Alimentando Políticas', criada para auxiliar gestores a promover políticas públicas para a alimentação saudável e adequada.

Agenda de eventos

No próximo dia 24, quinta-feira, a Virada Política realiza em São Paulo umareunião para novos(as) voluntários(as) integrarem a equipe que organiza o evento.

A ponteAponte transmite nesta quinta-feira, às 17h, um webnário sobre o '1º Desafio de Acesso à Justiça' do Instituto Mattos Filho.
A Estratégia ODS - uma coalizão que visa ampliar e qualificar o debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil - realizará no dia 29, em SP, o seminário 'Parcerias multissetoriais para os ODS: O desafio da redução das desigualdades'.

A ACT Promoção da Saúde, em parceria com o portal de jornalismo investigativo O Joio e o Trigo e a Editora Elefante, lança o livro 'Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos'. É a primeira obra publicada no Brasil de Marion Nestle, professora emérita da Universidade de Nova York. Entre os dias 7 e 13 de maio em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto: João Pires

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PACTO 2018

O ano de 2018 não foi fácil. Testemunhamos uma série de atos e manifestações que apontam para riscos gravíssimos aos fundamentos democráticos, ataques a instituições, cerceamento de liberdades e fomento à violência no nosso cotidiano político. É para conter esse processo e buscar revitalizar o sistema democrático que a rede de organizações do Pacto realizou dezenas de ações no ano passado. Conheça essas ações em nosso relatório anual, disponível no botão abaixo. E em 2019, seguimos, juntos e juntas, pela democracia!