Pacto reúne responsáveis pelo advocacy das organizações da rede em evento em Brasília

broken image

No dia 22 de fevereiro, o Pacto pela Democracia realizou uma evento em Brasília (DF) com os representantes de Advocacy das organizações da rede para um momento de compartilhamento de experiências e articulação. O objetivo do encontro foi apresentar o planejamento estratégico do Pacto para este ano e proporcionar a troca entre os profissionais que trabalham diretamente com incidência nos Três Poderes.

O evento foi estruturado em dois momentos distintos. Inicialmente, ocorreu uma série de apresentações das organizações, abordando as pautas centrais a serem trabalhadas pelo Advocacy ao longo deste ano. Além disso, foi promovida uma reflexão coletiva sobre a colaboração entre as organizações nesse processo. Em seguida, os participantes foram instigados a refletir sobre a agenda de atuação em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. A discussão focou em como cada organização, dentro de sua área de atuação, pode contribuir para a incidência dessas questões nos poderes da República e em outras esferas institucionais.

Para o Coordenador de Advocacy do Pacto pela Democracia, Arthur Mello, o encontro possibilitou uma abertura dos horizontes da atuação e da possibilidade de auxílio mútuo entre as organizações da rede e suas pautas prioritárias para 2024.

“O trabalho do Advocacy frequentemente acontece nos bastidores e muitos dos participantes do encontro não se conheciam entre si ou tinham conhecimento da atuação das organizações do Pacto. Dado que a atuação em rede é fundamental para nós, o encontro foi uma oportunidade para potencializar essa colaboração e fortalecê-la, com um foco especial no fortalecimento do Estado Democrático de Direito.”


Pautas destaque para a atuação do Pacto pela Democracia

Durante o evento, também foram apresentados para as organizações alguns temas centrais para a atuação do Pacto este ano, como a proteção à integridade do sistema eleitoral, a eleição da mesa diretora do Congresso em 2025, regulação da inteligência artificial e das plataformas, discussões sobre o novo código eleitoral, entre outras.

Com a participação de organizações atuantes em diversas áreas, como meio ambiente, igualdade de gênero, promoção da saúde e combate às desigualdades, o evento marcou o início de ações conjuntas da rede do Pacto em prol da defesa do Estado Democrático de Direito durante este ano. O próximo encontro presencial das organizações acontece em São Paulo (SP), na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, e tem como foco a atuação conjunta nas Eleições de 2024.