Pacto reforça atuação em agendas internacionais pró-democracia

O Pacto pela Democracia reforçou sua presença em agendas internacionais voltadas à defesa dos valores democráticos ao participar de dois importantes fóruns globais. A iniciativa reflete o compromisso do Pacto em ampliar conexões e fortalecer sua atuação conjunta com parceiros de outros países, contribuindo para o intercâmbio de experiências e a construção de estratégias que promovam e consolidem a democracia para além das fronteiras brasileiras.

Realizado em Atenas, na Grécia, o Athens Democracy Forum reuniu lideranças, especialistas e organizações de todo o mundo comprometidos com a defesa e a renovação dos valores democráticos. Em um contexto global marcado por retrocessos institucionais e pela ascensão de forças autoritárias, o evento se consolidou como um espaço importante para repensar os sistemas democráticos e buscar caminhos que tornem a democracia mais resiliente, inclusiva e participativa.

Section image

CFK Global Fellows — Koketso Moeti, Chris Muriithi, Flávia Pellegrino, Gábor Scheiring e Ivan Vejvoda — acompanhados pela presidente e CEO da KF, Sharon Davies, pelo vice-presidente executivo e COO, John Dedrick, pelos membros do conselho Edwin C. Moses e Roberto Saba, e pelo diretor de Relações Externas, Brad Rourke.

O Pacto pela Democracia foi representado no encontro por sua Diretora Executiva, Flávia Pellegrino, que participou da mesa-redonda Bending the Arc of Democracy, promovida pela Fundação Kettering e mediada por Ivan Vejvoda.

O painel contou também com a presença de Koketso Moeti, Chris Muriithi e Gábor Scheiring, reunindo vozes de diferentes regiões do mundo para discutir as ameaças contemporâneas ao regime democrático e compartilhar estratégias de fortalecimento institucional e social.

Entre os dias 1 e 3 de outubro, o Pacto pela Democracia também esteve presente no Foro Prosperidad Compartida, que aconteceu em Cali, Colômbia. O fórum reuniu lideranças empresariais, fundações, organizações sociais e atores do setor privado comprometidos com o desenvolvimento social e sustentável da América Latina.

Section image

Coordenadora de Campanhas do Pacto pela Democracia, Helena Salvador, no Foro Prosperidad Compartida, realizado em Cali (Colômbia).

O encontro foi concebido como um espaço de colaboração estratégica, no qual o conhecimento se transforma em ações e alianças que se traduzem em impacto territorial concreto. Com formatos dinâmicos, que incluíram conferências, laboratórios de ideias e palestras, o evento promoveu o diálogo entre diferentes setores para construir uma agenda comum de transformação.

O Pacto pela Democracia foi representado pela coordenadora de campanhas, Helena Salvador. “Esse espaço foi muito importante para levar a noção de que o relato democrático deve ser construído pela sociedade civil, que é um ator essencial nesse processo, e que não deve ser monopolizado por partidos ou políticos. Também é fundamental que existam outras coalizões como o Pacto pela Democracia na América Latina, para que possamos construir uma grande frente de defesa da democracia contra os autoritarismos na região e atuar também em nível global”, destacou Salvador.

Os debates giraram em torno de quatro eixos principais: o papel da cooperação privada na construção da prosperidade coletiva; o fomento a um crescimento econômico inclusivo e sustentável; a promoção da equidade de oportunidades; e o fortalecimento de uma democracia viva, baseada na confiança e na participação cidadã.