Pacto pela Democracia lança o Museu Digital do 8 de Janeiro

Section image

No marco de três anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o Pacto pela Democracia lança o Museu Digital do 8 de Janeiro: um repositório virtual, aberto e em permanente construção, dedicado a reunir produções, ações e iniciativas da sociedade civil, da imprensa, da academia e de instituições públicas desde os ataques golpistas em Brasília.

O Museu surge como uma resposta coletiva às tentativas de apagamento da reação da sociedade civil à tentativa de ruptura democrática, reunindo registros que evidenciam como diferentes atores responderam ao maior ataque às instituições democráticas da história recente do país, com criatividade e compromisso com a reconstrução da democracia. Mais do que sobre o 8 de janeiro, trata-se de uma memória viva sobre o próprio tecido democrático brasileiro.

A memória democrática que construímos hoje impacta diretamente a democracia que somos e a que desejamos ser no futuro. Para além das ações governamentais, o Pacto pela Democracia reafirma que é dever da sociedade civil seguir construindo, de forma propositiva, a narrativa sobre este marco, garantindo que os acontecimentos não sejam apagados ou repetidos. Preservar a memória é também um ato de defesa da democracia.

Em 2026, o Museu também marca um ano do lançamento da Agenda Democracia Forte, documento elaborado de forma colaborativa pela rede do Pacto pela Democracia. Estruturada em oito eixos fundamentais, a Agenda aponta caminhos concretos para o fortalecimento da democracia brasileira diante do avanço do autoritarismo no cenário global. O Museu Digital do 8 de Janeiro reúne depoimentos de organizações da sociedade civil que construíram a Agenda, refletindo sobre os avanços, desafios e aprendizados na implementação de seus eixos ao longo desse primeiro ano.

Acesse a página do Museu: http://museu8dejaneiro.org.br