Pacto participa de eventos internacionais pró-democracia
Pacto participa de eventos internacionais pró-democracia
Representantes da Rede do Pacto estiveram nesta semana no Chile e Estados Unidos participando de encontros com sociedade civil, líderes governamentais e pesquisadores
Nesta semana, os presidentes do Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha estiveram reunidos em Santiago, no Chile, em um encontro em defesa da democracia, no qual assinaram uma carta conjunta, publicada na Folha de S.Paulo.
Além da presença das presidências, o evento também contou com espaços de articulação da sociedade civil internacional, como o Festival Democracia 2025, que reuniu organizações desses países e de outras nações convidadas — incluindo integrantes da rede do Pacto pela Democracia, como Aláfia Lab, Democracia em Xeque, Coalizão Negra por Direitos, Conecta Direitos Humanos, Brasil Office, D-Hub, Instituto Vladimir Herzog e Oxfam Brasil.

No segundo dia, ocorreu um painel especial organizado pela International IDEA, que trouxe reflexões de acadêmicos do Brasil, Chile e Espanha sobre o apoio à democracia em uma nova ordem global. As falas do painel — que teve como encerramento uma participação da ex-presidenta Michelle Bachelet — podem ser conferidas neste link.
No período da tarde, em um espaço com os governos, a sociedade civil internacional foi convidada a ouvir as falas e compromissos dos presidentes, que ressaltaram o desejo de levar essa articulação à Assembleia Geral da ONU e a um encontro futuro na Espanha, ainda sem data definida.
No terceiro dia, outros especialistas se reuniram em uma mesa organizada pela FES-Chile, com participantes de diversas partes do mundo. Na mesma manhã, as organizações da Rede do Pacto pela Democracia realizaram um workshop sobre desinformação e direitos digitais, reunindo aprendizados de organizações da sociedade civil chilena e mexicana.
Em sua fala de abertura, Liz Nóbrega, da organização Aláfia Lab, destacou: “Os compromissos que os governos assumiram durante este evento só serão concretizados com a participação contundente da sociedade civil, com um olhar voltado à permanência de uma articulação internacional em defesa da democracia.”
O evento ainda discutiu estratégias conjuntas para conter o avanço da desinformação, reforçar o equilíbrio entre os poderes e preservar instituições democráticas diante do crescimento de iniciativas autocráticas em diversas partes do mundo.
Pacto pela Democracia participa de fórum global em Washington sobre desafios e solidariedade democrática
Nesta segunda (21), o Pacto pela Democracia também participou do “Kettering Global Conversation on Democracy: Solidarity across Borders”, encontro internacional promovido pela Kettering Foundation, em Washington (EUA), com o objetivo de fortalecer a solidariedade global entre líderes, ativistas e estudiosos comprometidos com a defesa da democracia.
O evento reuniu especialistas de diferentes regiões do mundo para refletir sobre os desafios enfrentados pelas democracias contemporâneas e trocar experiências sobre estratégias para construir sociedades mais inclusivas e resilientes.
Representado por nossa diretora executiva e Kettering Global Fellow, Flávia Pellegrino, o Pacto compartilhou as experiências do Brasil e destacou a importância de coalizões amplas e plurais da sociedade civil para a defesa e reconstrução da democracia.

Também participaram do encontro nomes como Steven Levitsky, autor de Como as Democracias Morrem, e Koketso Moeti, ativista sul-africana e fundadora da amandla.mobi.
Durante todo o evento, foi destacada a importância de ampliar os espaços de colaboração internacional e de fortalecer o diálogo entre diferentes contextos democráticos. O evento buscou catalisar parcerias entre defensores da democracia ao redor do mundo, encorajando respostas coletivas às ameaças autoritárias que têm ganhado força em diversas partes do globo.