Orgulho do voto, orgulho da democracia, orgulho do Brasil

 

broken image

Neste domingo, mais de 150 milhões de brasileiros deverão ir às urnas para registrar seu voto. É fundamental que o processo eleitoral transcorra de forma pacífica para que os eleitores possam fazer suas escolhas de forma livre e soberana.

Ao longo das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem conduzindo as nossas eleições em absoluta conformidade com a Constituição Federal. O sistema eleitoral brasileiro é uma referência de processo ágil e confiável em todo o mundo e as urnas eletrônicas têm se mostrado a forma mais segura e rápida de apurar a vontade do eleitor.

A Justiça Eleitoral, exercendo as prerrogativas que lhe foram conferidas, tem envidado esforços para garantir que os eleitores não sejam expostos a informações falsas difundidas com o propósito de macular o processo democrático, sancionando ambas as campanhas por práticas incompatíveis com a legislação eleitoral.

As organizações que realizam a vigília democrática vêm a público manifestar seu total apoio às instituições que têm zelado pela integridade do nosso processo eleitoral. São entidades apartidárias que têm atuado de forma consistente e independente ao longo de sua história na construção, na defesa e no aprimoramento da democracia.

Hoje, às vésperas do encerramento do processo eleitoral de 2022, concentramos esforços para que as eleições do próximo domingo transcorram de maneira pacífica e para que os resultados soberanos das urnas sejam plenamente respeitados, assim como proclamados pelo Tribunal Superior Eleitoral.