Organizações se reúnem para articular ações para as Eleições de 2024

broken image

Na terça-feira (27), mais de 50 organizações da rede do Pacto pela Democracia se reuniram em São Paulo (SP) em um evento dedicado a discutir a conjuntura, desafios e oportunidades de atuação da sociedade civil durante as eleições municipais de 2024.

Com o intuito central de debater estratégias em rede para restaurar a confiança da sociedade brasileira no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas, a secretaria executiva promoveu um espaço de diálogo em que s organizações foram incentivadas a participar em três etapas distintas: inicialmente, uma análise conjunta da conjuntura política eleitoral do ano; em seguida, o compartilhamento das ações planejadas pelas organizações para este período; por fim, uma colaboração na formulação de estratégias conjuntas, com foco na reconstrução da confiança nas eleições, como uma proposta de ação unificada para a rede do Pacto.

O evento destacou-se pela diversidade de atuação das organizações e pelas reflexões valiosas compartilhadas por cada representante presente, como destaca o Coordenador de Articulação do Pacto pela Democracia, André Amaral. 

“Foi inspirador testemunhar a força coletiva em ação, ao conhecermos as iniciativas de cada organização e colaborarmos para desenvolver nossas ações prioritárias para o ano. O evento foi um verdadeiro reflexo da potência e do compromisso da nossa rede em promover uma democracia mais forte e vibrante e nos deixa com altas expectativas do que vamos conquistar juntos em 2024”.

 

broken image

Pacto pela Democracia e Eleições 2024

As eleições de 2024 representam uma oportunidade de aprendizado e preparação da rede e das organizações para atuar na defesa e fortalecimento das eleições presidenciais de 2026. A reflexão sobre a atuação do Pacto pela Democracia nas eleições de 2024 incluiu uma consulta prévia às comunicações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de ação conjunta e apoio às mensagens que serão produzidas por esses órgãos.

A significativa presença da rede neste encontro foi o ponto alto do evento, como destaca Tauá Lourenço Pires, Diretora do Instituto Alziras. Este deve ser apenas o primeiro de uma série de encontros presenciais que o pacto pretende realizar ao longo deste ano.

 

“A importância desse momento, de debater e discutir as eleições, é a gente conseguir conceber, em coletividade, porque é tão importante defender a nossa democracia. Iniciativas como essa do Pacto, que se propõe a colocar diversas instituições com suas contradições, diversidade de propostas e agendas, são importantes para pensarmos juntas em soluções para o país.”