Nota em defesa de Sonia Guajajara

· Notas Públicas

As organizações abaixo assinadas repudiam a tentativa de criminalizar o movimento indígena e de intimidar e silenciar a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e uma de suas coordenadoras executivas, a liderança Sonia Guajajara, em mais uma demonstração de truculência e racismo.

A utilização da Polícia Federal como instrumento de perseguição política só reforça o caráter anti democrático desse governo, cujas violações de direitos cometidas contra os povos indígenas já estão denunciadas não só no Brasil mas também nos tribunais internacionais.

Em plena pandemia, com o país somando mais de 400 mil mortos, o governo brasileiro vem acumulando denúncias pelo desmonte da política indigenista e o descaso com a vida dos povos indígenas, e é inadmissível que mobilize recursos para perseguir lideranças da sociedade civil que exercem legitimamente seu papel.

Reafirmamos nosso compromisso com a luta dos povos indígenas e em apoio às organizações indígenas que compõem a Apib, contra a criminalização promovida pelo Governo Federal.

broken image