Voltar ao site

Ministro do STF e Youtuber conversam sobre juventude e política

30 de julho de 2020

Destaque

Posicionamento Nota pública assinada por mais de 40 organizações da rede do Pacto pela Democracia repudia dossiê sigiloso do Ministério da Justiça contra servidores antifascistas.

Conteúdos #pelademocracia

Autoritarismo Em artigo, o professor de direito constitucional da USP, Conrado Hübner Mendes, aborda o dossiê do Ministério da Justiça contra servidores e intelectuais, classificando o caso como polícia do pensamento e uma ferramenta autoritária.

Legislativo Com a participação de Julio Canello (Observatório do Legislativo Brasileiro) e Bia Barbosa (Coalizão Direitos na Rede), podcast do Congresso Remoto discute os conflitos e a cooperação entre partidos durante a pandemia e relação do Congresso com o governo Bolsonaro.

Governabilidade Os cientistas políticos Carlos Ranulfo (UFMG) e Lara Mesquita (Cepesp e FGV) avaliam o novo alinhamento de forças dentro do Congresso e como isso afeta a base do Executivo federal e também as eleições para a presidência da Câmara.

Juventude e política Webinar realizado hoje, às 19h, pelo portal jurídico JOTA recebe presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e o youtuber Felipe Neto. O tema será a influência da política sobre os jovens e a influência dos jovens na política.

Participação Ensaio do doutor em ciência política pela USP, Carlos Sávio G. Teixeira, reflete sobre a atual crise do modelo de democracia e a importância de inovações na relação entre a participação política e o poder.

Conjuntura Em entrevista ao jornalista Pedro Doria, o doutor em Sociologia, Celso Rocha de Barros, aborda a reorganização do governo de Jair Bolsonaro, os desafios das forças de oposição e a importâncias do diálogo.

Candidaturas negras Reportagem destaca a campanha Eleições Antirracistas, lançada pelo Instituto Marielle Franco, em parceria com Educafro, Coalizão Negra por Direitos e Mulheres Negras Decidem.

Cultura do cancelamento Na edição passada desta newsletter, destacamos um manifesto e uma reportagem sobre os riscos da chamada "cultura do cancelamento" no debate público. Reportagem do El País Brasil ouviu especialistas que reforçam a importância da discordância e os riscos da intolerância.

Novidades da rede do Pacto

Conferência Hoje à noite a Conferência Ethos promove uma discussão sobre as correlações entre a crise ocasionada pela pandemia de COVID-19 e a fragilidade das democracias.

Podcast O LAUT - Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo lança hoje o "Revoar: diálogos sobre liberdade e autoritarismo", podcast para quem busca repensar a democracia e o Estado de Direito no Brasil.

Relatório O GT Agenda 2030 lança amanhã a 4ª edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 no Brasil, durante audiência pública on-line da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desigualdade Novo relatório publicado pela Oxfam Brasil aponta que bilionários da América Latina e do Caribe aumentaram fortuna em US$ 48,2 bilhões durante a pandemia, enquanto maioria da população perdeu emprego e renda.

Imprensa O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que reconhece trabalhos jornalísticos relacionados à democracia e direitos humanos, chega à sua 42ª edição. Jornalistas, repórteres fotográficos e artistas podem se inscrever até o dia 06/08.​

Congresso Entre os dias 3 e 7 de agosto, durante a Semana do Investimento Social, acontece o 11º Congresso GIFE – Fronteiras da Ação Coletiva. A programação conta com diálogos e trocas online, mobilizando os atores diversos do setor de investimento social privado no país.

Eleições A Transparência Eleitoral Brasil está com inscrições abertas até amanhã para voluntários de Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoa, Fortaleza e Belém que desejem participar do projeto "Missão de observação eleitoral nacional 2020".