• background image
  • O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento de nossa democracia. Um espaço plural, apartidário e aberto, composto por mais de 200 organizações, coletivos e movimentos, além de ativistas, pesquisadores e lideranças políticas dos mais variados partidos e correntes ideológicas. Os objetivos centrais do Pacto pela Democracia são:

    1. Defender e revigorar a institucionalidade democrática e os princípios, as liberdades e os direitos fundamentais expressos na Constituição Federal.

     

    2. Promover a cultura democrática, valorizando o pluralismo, a tolerância e o engajamento cidadão nos marcos da democracia.

     

    3. Fortalecer a articulação de redes e de ação conjunta na sociedade civil e no universo político em defesa da construção democrática.

    Ao aderir ao Pacto pela Democracia, sua organização compromete-se com os seguintes princípios, valores e práticas:

    1. Exercitar o compromisso com o pluralismo, a diversidade, o diálogo e a tolerância no debate e na ação política;

     

    2. Promover os fundamentos democráticos e repudiar a discriminação e a violência em todas as suas formas, na política, no debate público e no cotidiano da sociedade em geral;

     

    3. Defender a institucionalidade democrática e princípios, liberdades e direitos fundamentais expressos na Constituição;

     

    4. Contribuir para o monitoramento e a qualidade do processo democrático, desenvolvendo ou ajudando a repercutir ações de acompanhamento de sua integridade, transparência e legalidade;

     

    5. Incentivar a participação cidadã e o envolvimento de todos e todas para o revigoramento e a qualificação da nossa vida política e democrática;

     

    6. Comprometer-se com a promoção de ações, ideias e práticas que contribuam para a oxigenação e o aprimoramento do sistema político brasileiro; e

     

    7. Manter a atenção para a origem e veracidade das notícias e informações no dia a dia e zelar para não contribuir com a difusão de informações falsas e de mensagens de ódio, discriminação e intolerância no debate de ideias.

    COMO NOS ARTICULAMOS

    Ao aderir à rede do Pacto, até três representantes de sua entidade serão adicionados aos nossos canais de comunicação. É por meio deles que compartilhamos informações e articulamos nossas ações conjuntas. Para isso, atualmente utilizamos os seguintes fóruns, virtuais e presenciais:

    Grupo de email Principal canal de comunicação entre os membros da rede.
    Pacto pela Democracia É o grupo no WhatsApp mais amplo da rede.

    Plenárias virtuais Nos reunimos mensalmente por meio do aplicativo Zoom.

    COMO DIVULGAMOS

    Radar boletim semanal, exclusivo para integrantes da rede.

    Newsletter boletim geral com reflexões sobre democracia.

    Mídias Sociais O Pacto possui perfis nas principais plataformas de mídias sociais: Facebook (/pactopelademocracia), Instagram (@PactoPelaDemocracia) e Twitter (@PactoDemocracia).

    COMO NOS ARTICULAMOS

    O Pacto pela Democracia conta com uma secretaria executiva de dedicação exclusiva. Trata-se de uma equipe enxuta, mas voltada integralmente a coordenar e articular as ações da rede, além de identificar e facilitar convergências e oportunidades de diálogo e colaboração entre os membros.

    Cada organização que compõe o Pacto é vivamente estimulada a compartilhar informações e propor ações, ou seja, atuar efetivamente como uma rede. A secretaria executiva facilita e operacionaliza atividades, mas a ideia é que a atuação do Pacto se desenvolva a partir de iniciativas do coletivo diverso e relevante que congrega.

  •  

     

    .