Voltar ao site

Pacto pela Democracia lança a primeira edição da revista Entretanto

11 de fevereiro de 2026

O Pacto pela Democracia lança nesta quarta (11) a revista Entretanto. A publicação foi pensada como um espaço de reflexão crítica, análise e diálogo sobre os desafios contemporâneos da democracia no Brasil e no mundo, a revista reúne contribuições de pesquisadores e lideranças da sociedade civil para examinar riscos autoritários, fortalecer a cultura democrática e fomentar soluções coletivas voltadas ao aprimoramento institucional, à participação cidadã e ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

A decisão de lançar a Entretanto surge da necessidade de produzir e difundir conhecimento qualificado, acessível e estrategicamente orientado para enfrentar a erosão democrática, aprofundar diagnósticos, estimular a convivência democrática e apoiar a atuação sustentável da sociedade civil em um contexto marcado por crises institucionais, polarização política e desafios globais às democracias contemporâneas.

Na revista Entretanto, o leitor encontrará entrevistas com especialistas internacionais e nacionais do pensamento democrático, reflexões sobre sociedade civil, processos eleitorais, desigualdades e crises de representatividade, além de conteúdos informativos sobre a vida democrática apresentados de forma acessível, com o objetivo de estimular o diálogo e a construção coletiva de caminhos para o fortalecimento institucional e cultural das democracias.

Nesta edição da Entretanto, Larry Diamond examina as fragilidades das democracias contemporâneas, com foco nos Estados Unidos, discutindo como a desinformação, a polarização e a erosão da confiança nos processos eleitorais afetam pilares institucionais e apontando caminhos para sua reconstrução. Ângela Alonso analisa a trajetória da sociedade civil brasileira desde a Constituição de 1988, refletindo sobre os dilemas atuais da democracia, a fragmentação política e a crise de representatividade.

Marta Lagos, por sua vez, traz o olhar da opinião pública latino-americana, evidenciando como desigualdades estruturais corroem a confiança nas instituições e limitam o avanço democrático na região. Já Olufunto Akinduro aborda a democracia a partir da integridade dos processos eleitorais, destacando a importância da confiança pública, os desafios enfrentados em diferentes países africanos e as lições globais que esses contextos oferecem para o fortalecimento do espaço cívico.

Acesse a publicação (em português e inglês): https://www.pactopelademocracia.org.br/entretanto