Voltar ao site

Liberdade de organização ameaçada? Leia agora o que pensam dezenas de organizações

25 de julho de 2019

Editorial do Pacto

Um grupo de professores estava reunido na cidade de Manaus para organizar manifestações contrárias a políticas adotadas pelo governo federal quando foram surpreendidos com uma intervenção realizada por agentes da Polícia Rodoviária Federal do Amazonas.

Intimidações desse tipo violam o direito constitucional de livre associação, expressão e manifestação. Por isso, diversas organizações se manifestaram em nota pública, denunciando ações arbitrárias como essa para que elas não sejam normalizadas.

Conteúdos #pelademocracia

Mulheres na política Artigo da cientista social e diretora do lnstituto Update Beatriz Pedreira aborda a baixa representatividade feminina na política brasileira e a Lei de Paridade de gênero aprovada no México, em que 50% dos cargos públicos serão ocupado por mulheres.

Sociedade Civil Elaborado pelo Ipea, o Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi) reúne artigos de pesquisadores de diversas instituições para refletir a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil.

Tecnologia e judiciário O Rui, ferramenta desenvolvida pelo portal jurídico JOTA, é um robô que monitora processos parados no STF. O nome é uma homenagem ao jurista e patrono da advocacia brasileira Rui Barbosa.

Desigualdade global Série de reportagens do jornal Folha de S.Paulo observa a desigualdade de renda em diversos países e sua influência no processo democrático.
Autoritarismo no mundo Reportagem apresenta diversas obras literárias que analisam o fascismo na Itália cem anos após sua fundação e quais as semelhanças desse movimento com as experiências autoritárias de hoje.
Intolerância e polarização Na última terça-feira (16), a jornalista Miriam Leitão e o sociólogo Sérgio Abranches tiveram sua participação cancelada em evento literário, após receberem xingamentos e ameaças. Podcast discute esse e outros casos recentes de intolerância e polarização no Brasil que têm impedido a livre circulação de ideias.

Novidades da rede do Pacto

Mobilização A rede Nossas está com inscrições abertas até o dia 05 de agosto para a segunda turma do Programa de Mobilizadores, que vai treinar pessoas que queiram colocar no mundo mobilizações que gerem impactos reais nos seus bairros e cidades.

Segurança pública O Fórum Brasileiro de Segurança Pública realiza de 31 de julho a 2 de agosto o seu 13º Encontro, em Recife - PE. A programação conta com cursos, workshops e conferências.
Seminário O GT Agenda 2030, Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, realiza no dia 8 de agosto o seu Seminário de Soluções Inovadoras, em São Paulo - SP.
Curso Além disso, o grupo oferece em parceria com a ACT Promoção da Saúde um curso de advocay na modalidade EAD, com inscrições abertas até o dia 28 de julho.
Debate No próximo sábado (27), na semana de celebrações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, acontece em São Paulo - SP o debate “Mulheres negras movendo as estruturas: Diálogos com Black Lives Matter”.
Jornalismo ambiental No dias 9 e 10 de agosto acontece em São Paulo - SP o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental – CBJA 2019.

Oportunidades #pelademocracia

iCS - Instituto Clima e Sociedade busca Assessor(a) de Diretoria: Inscrições até o dia 27 de julho. A fluência em inglês é mandatória para concorrer à posição. É desejável o conhecimento do mundo da filantropia, sociedade civil ou cooperação internacional. A vaga é para o escritório no Rio de Janeiro - RJ.

Agenda Pública busca Articulador(a)/Coordenador(a) de Projetos na Amazônia: Inscrições até o dia 17 de agosto. A carga horária é de 40 horas semanais e pretensão salarial a negociar. A atividade tem como base a cidade de Belém - PA.
Fundo SAAP lança edital “Agitando os pensamentos, reagindo para transformar a sociedade”. Envio de propostas até o dia 19 de agosto. A ideia é apoiar iniciativas que construam em seus territórios reflexões e ações que colaborem com os temas de violação de direitos e violência enfrentada cotidianamente por moradores em favelas e periferias do Brasil.