Movimentos e partidos podem caminhar juntos? Descubra!

· Ed 51,Newsletter

Conteúdos #pelademocracia

Unidade pela democracia Artigo assinado por representantes do Pacto pela Democracia, coletivo Imargem, Transparência Internacional Brasil e Oxfam Brasil aborda a redução dos espaço de participação social e do apoio à democracia no Brasil, além do fortalecimento de grupos contrários a esse tipo de regime. O texto aponta também caminhos para a manutenção e a revitalização da democracia no país.

Partidos políticos... O cientista político e diretor-executivo do Transparência Partidária Marcelo Issa aborda em seu artigo o papel dos partidos nas democracias e os desafios envolvendo a gestão interna e a transparência nas legendas.

...e movimentos Artigo do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) destaca as conquistas obtidas na redemocratização do país, as lacunas deixadas pelos partidos e as ideias defendidas por movimentos como o Acredito, Livres e Agora!.
 

Renovação feminina Reportagem analisa as conquistas e os desafios de diversas mulheres que estão ajudando a renovar a política por dentro, entre elas deputas de movimentos como as Muitas, Bancada Ativista, Acredito e Ocupa Política.

Qualidade da democracia O doutor em filosofia e professor do Insper Fernando L. Schüler propõe um olhar mais aprofundado sobre as análises da democracia, defendendo o uso de evidências e o distanciamento de posições, que fazem parte da disputa.

Confiança nas instituições Artigo analisa o grau de confiança dos brasileiros nas instituições políticas e sua relação com o sistema representativo.

Novidades da rede do Pacto

Defesa da democracia O Instituto Vladimir Herzog emitiu uma nota pública defendendo a democracia e repudiando as recentes declarações emitidas pela Presidência da República contra o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Diálogos Democráticos O primeiro Diálogos Democráticos Brasil já está com data marcada - 10 de agosto, em Fortaleza - CE. Serão duas mesas, uma com jovens lideranças partidárias e outra com lideranças públicas de diversas áreas, para falar sobre Como abrir espaços de diálogo em meio à polarização ideológica.

Cidades O BrCidades realiza o seu II Fórum Nacional - Um projeto para as cidades do Brasil, de 2 a 4 de agosto, em São Paulo - SP.
 

Debate O Instituto Renove promove debate sobre ética no poder judiciário, no dia 8 de agosto, em São Paulo - SP.

Painéis e workshops A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP), a FGV Direito Rio e a Embaixada da Alemanha no Brasil promovem uma série de atividades sobre "Digitalização e Democracia". As atividades acontecem de 7 a 9 de agosto, no Rio de Janeiro - RJ.
 

Oportunidades #pelademocracia

Movimento Agora! busca Analista Administrativo Financeiro. Inscrições até o dia 7 de agosto. Entre as funções estão processos de gestão de recursos humanos, controladoria, suprimentos, agenda e temas operacionais. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Instituto Update busca Analista de Pesquisa Qualitativa: Inscrições até o dia 8 de agosto.A pessoa trabalhará no projeto Emergência Política Mulheres, com um contrato de 6 meses e possibilidade de renovação ao final. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Fundação Nieman, da Universidade Harvard, oferece bolsas de pesquisa de até 12 semanas de duração. Inscrições até o dia 27 de setembro. A oportunidade é voltada para desenvolvedores de projetos de promoção da qualidade do jornalismo e exige disponibilidade para residir em Boston - EUA.