A democracia enfrenta um período de forte retrocesso global. Segundo o relatório 2025 do Varieties of Democracy Institute (V-Dem), mais de 70% da população mundial vive hoje sob regimes autocráticos. Em um cenário marcado pela ascensão de lideranças iliberais e pelo enfraquecimento de instituições democráticas, experiências locais que oferecem soluções concretas para a resistência e o fortalecimento do Estado de Direito ganham destaque internacional.
É nesse contexto que o Pacto pela Democracia se tornou referência. Em artigo publicado na série Resilience & Resistance da Charles F. Kettering Foundation, nossa diretora executiva Flávia Pellegrino compartilha as lições da trajetória do Pacto e mostra como coalizões plurais, não partidárias e atuantes desde os primeiros sinais de crise podem proteger e renovar a democracia.
O texto explora a importância de atuar preventivamente antes que o autoritarismo se consolide; como coalizões diversas ampliam legitimidade, alcance social e capacidade de ação estratégica; e a necessidade de compromisso de longo prazo para manter instituições democráticas vivas e resilientes. O artigo oferece um modelo replicável para atores da sociedade civil em diferentes países, fortalecendo o diálogo global em defesa da democracia.
Leia o texto completo no site da Fundação: https://kettering.org/building-pro-democracy-coalitions-lessons-from-brazil/
Sobre a Charles F. Kettering Foundation
A Fundação Charles F. Kettering é uma fundação de pesquisa apartidária com sede nos EUA, fundada em 1927 por Charles F. Kettering. Seu objetivo é inspirar e conectar indivíduos e organizações para promover democracias prósperas e inclusivas em todo o mundo. Em 2025, Flávia Pellegrino, diretora executiva do Pacto, foi selecionada para o programa de Fellowship Global da organização.