A Democracia se tornou nos últimos anos uma preocupação central de governos, ONGs, centros de pesquisa e coletivos em todo o mundo. A degradação democrática que diversos países vêm enfrentando na última década gera, em contrapartida, uma mobilização global para sua defesa e revigoramento. Há, no Brasil e no mundo, muitos pesquisadores e pensadores que se dedicam a estudar o que se passa com a Democracia e a identificar soluções para as suas fragilidades.
Neste momento que vivemos em nosso país, de altíssima polarização e violência na arena pública, de descrença com a democracia e com as instituições políticas, e de desinformação e proliferação de fakenews torna-se fundamental disseminar conhecimentos, que nos ajudem a compreender o atual contexto, e práticas que permitam aprofundar e aprimorar o sistema democrático.
É neste sentido que surgem os Diálogos Democráticos: palestras periódicas com importantes especialistas do Brasil e do mundo, em encontros abertos e gratuitos a toda a comunidade.
MICROBOLSAS - DIÁLOGOS DEMOCRÁTICOS
Seguindo sua missão de fomentar a cultura democrática no país, o Pacto pela Democracia realizou uma chamada pública de microbolsas para promoção de Diálogos Democráticos, convidando cidadãos e cidadãs engajados na construção democrática no país a realizarem conversas plurais, sobre os temas mais relevantes e urgentes para a democracia no Brasil e no mundo.
Serão dez bolsas para ajudar na produção desses eventos país afora e que contarão também com o suporte da secretaria executiva do Pacto. Em breve serão divulgadas as iniciativas selecionadas.
TERCEIRA EDIÇÃO
QUAIS OS MÍNIMOS COMUNS PARA A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA?
Em novembro, o Pacto pela Democracia realizará na cidade de São Paulo - SP a terceira edição dos Diálogos Democráticos, com o tema "Quais os mínimos comuns para a convivência democrática?". Em breve serão divulgados aqui o local do evento e a lista de painelistas.
EDIÇÕES ANTERIORES
Partidos Políticos são o tema da 2ª edição dos Diálogos Democráticos
Qual o papel dos partidos na democracia hoje?
No último dia 17 de junho, o Pacto Pela Democracia realizou a segunda edição dos Diálogos Democráticos, uma série de encontros que tem buscado pautar temas fundamentais para pensar a democracia e a política no Brasil, com o tema “Qual o papel dos partidos na democracia hoje?”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). Estiveram presentes os professores André Singer (USP), Rachel Meneguello (Unicamp) e do consultor Vítor Oliveira (Pulso Público), além do ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSDB), a co-deputada estadual Mônica Seixas (Bancada Ativista/PSOL), o deputado federal Paulo Teixeira (PT) e a deputada federal Renata Abreu (Podemos).
Saiba mais clicando aqui.
Relembre a primeira edição do Diálogos Democráticos
Como fortalecer as democracias em tempos de crises?
A primeira edição do Diálogos Democráticos aconteceu no dia 15 de abril, na Praça das Artes, em São Paulo (SP). Com o tema “Como fortalecer as democracias em tempos de crises?”, o evento foi criado para discutir o momento democrático brasileiro, apontando caminhos, princípios e práticas para que as democracias se fortaleçam e voltem a florescer, no Brasil e no mundo. Participaram os convidados José Álvaro Moisés, Manoela Miklos, Natália Neris, Oscar Vilhena, Patrícia Bezerra e Thiago Amparo.
Clique aqui para saber detalhes.