Violência política de gênero, crime de responsabilidade e mais

· Newsletter,Ed 125

Destaque

Mobilização A campanha "Democracia nas Mesas", lançada pelo Pacto pela Democracia com o apoio de dezenas de organizações, conta com a sua pressão para garantir que todos os parlamentares votem por um Congresso independente e comprometido com a democracia nas eleições às presidências da Câmara e do Senado no próximo dia 1º de fevereiro. Clique aqui e pressione agora mesmo!

Conteúdos #pelademocracia

Congresso Iniciativa do Pacto pela Democracia, Legisla Brasil, Politize! e Pulso Público, a série de conteúdos "Eleições no Congresso 2021" lançou três textos, um explicando por que o STF barrou a reeleição de presidentes do Legislativo, outro sobre os poderes do presidente da Câmara e um sobre os grupos que disputam a presidência das Casas, além de um vídeo sobre a importância do presidente da Câmara. Confira e divulgue para os amigos!

Crime de responsabilidade Pesquisa realizada pela Conectas Direitos Humanos e a a Faculdade de Saúde Pública da USP, analisando 3.049 normas federais produzidas em 2020, aponta que o governo de Jair Bolsonaro executou uma “estratégia institucional de propagação do coronavírus”.

Governo Federal Artigo de Alessandra Nilo, do GT Agenda 2030, aborda os erros da presidência da República e do Ministério da Saúde durante a crise sanitária e os meios de responsabilização possíveis.

Representação Na última terça-feira (26), a Associação Juízes para a Democracia (AJD) entrou com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro na Procuradoria-Geral da República, com críticas ao governo no combate à pandemia de COVID-19.
 

Impeachment Reportagem ouviu as análises de cientista políticos sobre as possibilidades e as consequências da abertura de um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.
 

Manifestações O último final de semana foi marcado por carreatas pedindo o impeachment do presidente. Durante o sábado e domingo, partidos políticos, movimentos e organizações de diferentes campos ideológicos adeririam aos protestos.

Violência política de gênero A co-vereadora pela Bancada Feminista (PSOL-SP), Carolina Iara, foi alvo de atentado a tiros em sua casa. O Pacto pela Democracia manifestou solidariedade e nota pública da Oxfam Brasil exigiu investigação imediata e punição exemplar. Em posicionamento publicado no dia 1º, dezenas de organizações denunciaram a onda de violência política de gênero no país, defendendo que mulheres eleitas, além de resistir, tenham assegurado o seu direito de existir.

Liberdade de imprensa O relatório Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) reforça a preocupação com a liberdade de imprensa no Brasil. De 2019 para 2020, o número de ataques dobrou, chegando a 428 casos.

Enem O Instituto Update preparou um texto explicando a relação entre a prova do Enem 2020, o ativismo e a política. Acesse e leia na íntegra.

Novidades da rede do Pacto

Diálogo Criada pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Despolarize, a websérie "Despolarize" busca analisar diálogos e destacar elementos sobre a origem da polarização e seus entraves quando estamos dialogando sobre as causas que defendemos.

Desigualdade Relatório publicado pela Oxfam Brasil revela como a pandemia de covid-19 expôs, alimentou e aumentou as desigualdades econômicas, de raça e gênero.
 

Clima Publicação do Observatório do Clima revela que proposta orçamentária para 2021, a mais baixa do século para o Ministério do Meio Ambiente, indica estratégia de desmonte ambiental do governo Bolsonaro.
 

Financiamento coletivo O Politize! abriu uma campanha de financiamento coletivo para o programa Embaixadas Politize!, que tem por objetivo aproximar jovens de diferentes contextos a uma formação política gratuita e qualificada.

Podcasts O GIFE publicou em seu site uma seleção com dicas de podcast com temas diversos, como meio ambiente, periferias, cultura afro-brasileira e gestão de OSCs. Confira!

Oportunidades pela democracia

Contratação A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas busca pesquisador/a para compor sua equipe. Inscrições até o dia 31.

Bolsas O Programa de Bolsas Líderes Estudar está com inscrições abertas. É preciso ter nacionalidade brasileira, de 16 a 34 anos, e estar matriculado(a) ou cursando o ensino superior no Brasil ou no exterior.

Curso O Instituto Global Attitude está com inscrições abertas para o Curso Intensivo de Formulação de Políticas Públicas. Confira as condições e datas acessando o site.
 

Mentoria O Mapa Educação está com processo seletivo aberto para embaixadores de 15 a 24 anos do Brasil inteiro, que irão contar com acompanhamento, formação e mentoria.