Uma coalizão pela Democracia cada vez maior

· Newsletter,Ed 25

#Pelademocracia

E a coalizão #PelaDemocracia segue se ampliando e se fortalecendo. Novas organizações aderiram ao Pacto nas últimas semanas, vindas de diferentes setores e pautas de atuação. São elas: Oxfam Brasil, Projeto Saúde e Alegria, Instituto de Governo Aberto (IGA), ponteAponte, Instituto de Desenvolvimento Social Baiano (IDSB) e Habitat para a Humanidade Brasil.

Novidades dos Membros do Pacto

O núcleo mineiro do Movimento Acredito criou uma petição online para pressionar os deputados de Minas Gerais a abrir uma CPI que investigue o crime ambiental em Brumadinho. É preciso convencer 26 deputados da Assembleia Estadual de Minas Gerais para que essa investigação seja aberta. Caso queira assinar a petição, clique aqui.

Alterações feitas por decreto, pelo vice-presidente Hamilton Mourão, na Lei de Acesso à Informação (LAI) ampliam o número de pessoas aptas a tornarem informações públicas em secretas ou ultrassecretas. Isso vai na contramão da busca por transparência - é o que diz o cientista político e membro do Pacto, Marcelo Issa. Em resposta, 36 organizações da sociedade civil - sendo mais de 10 membros do Pacto - assinaram uma carta pública, em repúdio à medida.

Três membros do Agora! participaram do Fórum Econômico Mundial em Davos, para apresentar a agendas de inovação em três diferentes áreas, nesta edição que teve como tema Globalização 4.0.

A Revista Internacional de Direitos Humanos (SUR), da Conectas, discute racismo e a necessidade de repensar os movimentos de direitos humanos, suas estratégias, narrativas e formas de financiamento.
O RenovaBR recebe pre-inscrições de pessoas de todos os cantos do Brasil para a próxima turma de formação política. Cadastre-se e se mantenha atualizado sobre o processo seletivo 2019.
O Engajamundo quer marcar uma reunião com o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles para conversar sobre os recentes decretos, resoluções e projetos de lei apresentados pelo governo. Sem resposta do ministro, a organização criou uma campanha nas mídias sociais com a hashtag #salesmedáumachance. Ajude o ministro a ouvir o Engaja compartilhando o post.

Artigos #Pelademocracia

O professor da USP José Álvaro Moisés oferece um curso sobre Qualidade da Democracia, disponibilizado de graça no YouTube. É parte do programa de pós-graduação de Ciências Políticas da universidade.

A sétima aula do curso 'Um Brasil Sustentável: visões, desafios e direções' foi com a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré e a socióloga e especialista em instituições políticas brasileiras da Unifesp, Raiane Assumpção. O tema da conversa foi Reforma Política.
Entrevista com o português João Paulo Batalha discute a relação entre o aumento da percepção da corrupção e o recuo das democracias. "É por terem falhado no combate à corrupção que as democracias liberais estão em risco. Os cidadãos desistem da democracia quando sentem que a democracia desistiu deles e que as instituições públicas estão capturadas por interesses privados".

O Relatório da Democracia de 2018 da Varieties of Democracy (V-Dem), que mensura a democracia nos países, a partir das categorias liberal, eleitoral, igualitária, participativa e deliberativa está disponível para download!

A Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas produziram 70 medidas anticorrupção, chamadas de as 'Novas Medidas de Combate à Corrupção'. Neste artigo, dois juízes federais se debruçam sobre a 30ª medida, que propõe alterações na composição da Justiça Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Artigo (em inglês) desenvolve a relação de democracias com o anti-intelectualismo, fenômeno crescente no mundo todo. Dois acadêmicos discutem as origens do processo, que vem da década de 50.
A revista de inovação social da Universidade de Stanford dá cinco dicas para organizações da sociedade civil que praticam Advocacy.
Saiba quais foram os atos oficiais de governo mais importantes da semana. A newsletter Brasil Real Oficial faz um resumo semanal de uma pesquisa minuciosa no Diário Oficial. Assine.