Transparência e controle social nos 100 primeiros dias de governo

· Newsletter,Ed 35

Conteúdos pela Democracia

Monitoramento dos 100 primeiros dias do Governo Federal na educação aponta que o MEC tem deixado de lado o enfrentamento dos reais problemas da educação brasileira, segundo este levantamento da Todos Pela Educação. A presidente do Todos, Priscila Cruz, escreveu artigo a respeito dos desafios do novo ministro.

Ainda analisando os primeiros 100 dias, este artigo mostra como o governo vem dificultando o acesso à informação pública, enfraquecendo ocontrole social. Proibiu jornalistas em coletivas, retirou dados da web e atacou a credibilidade do IBGE.
Transparência e controle social são fundamentais para a democracia. O ObservaTC, é uma ferramenta de monitoramento de Tribunais de Contas. Foi lançado nesta semana pelo Observatório Social de Brasília. Reportagem conta melhor essa história.
Ditadores costumam ser bem excêntricos. A maioria gosta de ser chamado por algum apelido superlativo, sempre negam que participaram de golpes quando é o caso e costumam ter slogans fortes. Confira nove curiosidades sobre ditaduras. Os algoritmos nas mídias sociais quebram esta lógica.
Pedro Doria argumenta que na democracia as ideias precisam de tempo para serem lapidadas, testadas, contra-argumentadas e se consolidem ou sejam descartadas. "A lógica da liberdade de expressão em democracias se ancora na metáfora do mercado de ideias. (...) Quanto maior a receptividade de uma ideia, maior a demanda por ela. As piores ideias morrem por falta de procura".

Movimento da Rede do Pacto

A campanha Unidos Contra a Corrupção da Transparência Internacionalconvida a todos e todas para pressionar os deputados federais por umaregulamentação suficiente do lobby no Brasil.

O Centro de Liderança Pública - CLP promove um bate papo online sobre boas práticas de engajamento de equipes no setor público municipal no dia 25.
A Bússola Eleitorallança o curso Inovação no Legislativo, com ferramentas e práticas para gerarinovação no legislativo municipal. Direcionado a servidores públicos, ONGs, empreendedores e estudantes.
Por falar em cursos, as inscrições da nova turma (online e ao vivo) do ITSRio- GovTech e Democracia Digital - estão abertas.
A Rede Nossa São Paulo, em parceria com o IBOPE Inteligência, revela dados dos hábitos culturais da população paulistana na pesquisa "Viver em São Paulo: Cultura na Cidade".
O Observatório do Terceiro Setor lançou a segunda etapa da campanhapermanente ‘Direitos Humanos são direitos de todos’.
O Meu Rio mapeou pontos de coleta de doação e abrigos para os atingidos da chuva desta semana em diversos pontos do Rio. Você manda uma mensagemfalando em qual bairro ou região está e eles te respondem com o ponto de coleta mais próximo de você.

broken image

COMO FORTALECER AS DEMOCRACIAS EM TEMPOS DE CRISES

 

Esse é o tema da primeira edição dos Diálogos Democráticos, uma iniciativa doPacto pela Democracia, que acontecerá no dia 15 de abril, segunda-feira, às 19h, na Praça das Artes em SP.
 
Na programação, Manoela Miklos (Agora É Que São Elas), José Álvaro Moisés (USP), Natália Neris (CEBRAP), Oscar Vilhena (FGV-SP), Patrícia Bezerra (Vereadora de SP) e Thiago Amparo (FGV-SP).
 

Para mais informações e inscrições,

clique no botão abaixo