STF cumpre Constituição e barra reeleição para comando do Congresso, saiba mais

· Newsletter,Ed 120

Conteúdos #pelademocracia

Controle das ONGs A carta para membros do Parlamento Europeu, assinada por dezenas de organizações da sociedade civil que alertam para as tentativas do governo federal de controlar o trabalho das ONGs, foi destaque no jornal O Estado de S.Paulo.

Congresso O jornalista Pedro Doria analisa a decisão do STF (Supremo Triubal Federal) que fez valer o que diz a Constituição e vetou a possibilidade dos presidentes da Câmara e Senado tentarem a recondução ao posto dentro da mesma legislatura. Reportagem explica como fica a disputa do comando das casas legislativas a partir de agora.

Sistema eleitoral Em entrevista, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF, Luís Roberto Barroso, defendeu a confiabilidade das urnas eletrônicas e se posicionou favorável ao voto facultativo no Brasil. Perguntamos aos seguidores o que eles pensam sobre o tema. Responda para a gente também.

Marielle Franco Na última terça-feira (8), o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completou 1000 dias e o crime segue sem respostas. Em entrevista, a jornalista e diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, fala sobre o assassinato de sua irmã, as fake news contra a memória de Marielle e os desafios para garantir a integridade de outras mulheres negras eleitas.

Violência política Em podcast e entrevista, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), que foi amiga de Marielle, fala das ameaças de morte que vem sofrendo e que a obrigaram a deixar o estado do Rio de Janeiro.

Violência política 2 A ascensão da violência contra candidaturas e quadros políticos eleitos representa um ataque à democracia. O tema foi abordado em dois artigos. Um deles publicado por Huri Paz, pesquisador do Afro/Cebrap, e outro pela doutora em antropologia, Carmela Zigoni, e pelo filósofo José Antonio Moroni, ambos do Inesc.

Violência política de gênero A violência política, com intersecções de gênero e raça, tem atingido mulheres de diferentes estados e posições políticas, como no caso da prefeita eleita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (Patriota), e de Ana Lúcia Martins (PT), primeira vereadora negra eleita em Joinville (SC). Reportagem destaca iniciativas da sociedade civil que têm olhado para o tema e projetos no Congresso que busquem uma maior responsabilização para quem cometer essa prática.

Eleições 2020

Observação eleitoral Relatório publicado pela Transparência Eleitoral Brasil analisa a pluralidade de candidaturas eleitas, as regras da propaganda eleitoral e a apuração do pleito municipal deste ano.

Desinformação Artigo destaca o crescimento da desinformação contra o sistema eleitoral durante as eleições municipais de 2020 e de que forma esse fenômeno representa uma ameaça à democracia no longo prazo.

Campanhas digitais Em entrevista, o diretor do InternetLab Francisco Brito Cruz aborda o papel da internet nas eleições de 2018 e 2020, a influência da desinformação e os instrumentos de responsabilização para combater as fake news na rede.

Voto e renda Reportagem cruzou dados do TSE com os do Censo 2010 e traçou o perfil socioeconômico do voto para vereadores nestas eleições.

Novidades da rede do Pacto

Advocacy O Engajamundo, em parceria com a Fundação Korand Adenauer (KAS), lançou o Guia de Ação Local, com ferramentas, conceitos e experiências para que a juventude construa projetos e iniciativas e transforme a sua realidade.

Premiação A Campanha “Com Saúde & Alegria Sem Corona” é uma das vencedoras do Prêmio “Empreendedor Social do Ano Em Resposta à Covid-19", promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e Fundação Schwab. A iniciativa foi realizada pelo Projeto Saúde & Alegria, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns e Associação Pariri do Povo Munduruku do Médio Tapajós.

Oportunidade A Oxfam Brasil está com uma oportunidade para Oficial de Projetos. A organização está localizada em São Paulo - SP, promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras, mulheres e LGBTQI+ na sua equipe. Inscrições até o dia 18.

Oportunidade 2 O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) busca um Especialista em Advocacy para atuar no campo socioambiental (água/ saneamento/ segurança hídrica). As inscrições vão até o dia 11.