Sociedade contra o corona: confira manifesto assinado por mais de 100 organizações

· Newsletter,Ed 85

Destaque

Manifesto Assinado por mais de 100 organizações, manifesto "Sociedade contra Corona" apresenta de forma mapeada as iniciativas da sociedade civil no combate ao COVID-19, além de demandar que todas as esferas do poder público encarem esse momento com a seriedade que ele exige. Acesse e compartilhe!

Repercussão A iniciativa foi destaque em reportagem da Folha de S.Paulo, além de ter sido divulgada nas redes de diversas organizações e movimentos.

Conteúdos #pelademocracia

Coronavírus e autoritarismo Podcast aborda como alguns governos têm usado a pandemia de coronavírus como justificativa para tirar direitos e liberdades da população.

Efeitos da pandemia Em entrevista, o sociólogo francês Alain Touraine teme que a crise econômica provocada pelo coronavírus possa levar a reações fascistas.

Coronavírus e poder Publicado no jornal The Guardian, artigo (em inglês) do cientista político David Runciman reflete sobre as dinâmicas do poder e da democracia no mundo durante a pandemia de coronavírus.

Crises globais A crise provocada pelo coronavírus tem levado filósofos e ativistas a debaterem uma espécie de "Constituição mundial", que sirva de bússola para todos os governos.

República brasileira Em entrevista para o jornalista Pedro Doria, o professor Christian Lynch (IESP-UERJ) analisa a presença do presidente Jair Bolsonaro na história da República no Brasil.

Ação política Em artigo, o ex-ministro da Justiça e professor do Insper Milton Seligman destaca a importância da política e do Sistema Único de Saúde no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Novidades da rede do Pacto

Diálogo A RAPS realiza hoje, às 19h, em sua página no Instagram, a live "Covid-19: do Senado às Prefeituras, o que os políticos têm feito?", com a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB-PE) e o senador Alessandro Vieira (CIDADANIA-SE).

Saúde pública O CLP - Liderança Pública lançou um Comitê de Saúde Pública, que conta com um guia para auxiliar gestores municipais de Saúde sobre como liderar em tempos de crise, além do Comitê Técnico de Saúde Pública da Rede CLP, que está atuando no combate ao coronavírus COVID-19.

Desigualdade e saúde Mapeamento realizado pela Rede Nossa São Paulo, a partir de dados de fevereiro de 2020 do DATASUS, mostra a distribuição desigual dos leitos de UTI vinculados ao SUS na capital paulista.

Solidariedade Em seu site, o GIFE destacou o ampliação de ações e redes de solidariedade para combater os impactos sociais e econômicos do coronavírus.

Edital Até sexta-feira (10/04) estão abertas as inscrições para o edital Municípios Contra o Coronavírus, iniciativa do Instituto Votorantim que tem como objetivo assessorar as prefeituras, equipes de saúde e gestão dos municípios no gerenciamento do combate à pandemia.