Selecionamos algumas vagas, eventos e artigos para você

· Newsletter,Ed 42

O Executivo Federal tem tido como prática recorrente o uso de decretos presidenciais para concretizar agendas governamentais. Os decretos são mecanismos constitucionais, mas têm sido utilizados pela Presidência da República sem respeito às regras do jogo democrático, extrapolando as competências do Executivo e retirando do parlamento debates que deveriam ser feitos por representantes eleitos diretamente pelo povo.

Junto de diversas organizações que compõem a sua rede, o Pacto divulga nota pública sobre o tema e seus riscos para a democracia brasileira.

Conteúdos #pelademocracia

Reforma Política Uma Proposta de Emenda à Constituição apresentada na Câmara dos Deputados defende a unificação das eleições municipais, estaduais e federais, além do fim da reeleição para cargos do Executivo.

"Erosão democrática" Maior banco de dados sobre democracias no mundo, o instituto sueco V-Dem, da Universidade de Gotemburgo, alerta que o Brasil passa a integrar grupo de países que vivem uma "erosão democrática".
Autoritarismo O tema dos riscos democráticos também está presente na entrevista da antropóloga da USP Lilia Schwarcz , que responde perguntas sobre o autoritarismo no Brasil, tema de seu livro recém-lançado.
Participação Ensaio publicado por professores e pesquisadores de universidades como UNICAMP, USP e UFRGS defendem a manutenção dos conselhos de participação no Brasil e sua importância para a democracia.
Paridade de gênero Artigo publicado por Beatriz Pedreira e Jonaya de Castro, pesquisadoras do Instituto Update, analisa a aprovação da obrigatoriedade de paridade de gênero em todos os cargos públicos do México.
 

Novidades da rede do Pacto

Evento A Bússola Eleitoral promove a primeira edição do Pílula Legislativa amanhã, dia 31, às 19h, em São Paulo, e abordará temas sobre o Congresso Nacional e a diplomacia brasileira.

Filantropia No dia 11 de junho, a Rede Filantropia para a Justiça Social, em parceria com o GIFE promoverá o Seminário Expandindo e Fortalecendo a Filantropia Comunitária no Brasil, em São Paulo.
Governo Aberto Diversas organizações, como a Transparência Internacional e o Instituto de Governo Aberto, estão no Canadá acompanhando a OGP- Open Government Partnership, evento referência em governo aberto no mundo.
Governo Aberto 2 Por falar no tema, oficina realizada nos dias 6 e 7 de junho, em São Paulo, pela "QCP Consultoria, Projetos e Editora", abordará conjunto de práticas para a existência de um governo aberto.

Oportunidades #pelademocracia

Instituto República busca Analista de Comunicação e Conteúdo: Inscrições até 31 de maio. O profissional será responsável por refinar e ampliar a missão e visão editorial da organização, ajudando a planejar, produzir e analisar conteúdos para diferentes plataformas. A vaga é para o escritório no Rio de Janeiro - RJ.

Oxfam busca Gerente da Área de Programas e Incidência: Inscrições até 3 de junho. A pessoa contratada fará parte da equipe de gerência e liderança da organização. O posto tem um perfil de gestão interna. O escritório da Oxfam fica em São Paulo - SP.
Abong busca Assessoria de Projetos: Inscrições até 11 de junho. A Abong apoia ações afirmativas e dará preferência para candidatas/os jovens, negras/os e/ou pessoas trans. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.
Anistia Internacional busca Coordenador/a de Pesquisa, Política e Advocacy: Inscrições até 16 de junho. A vaga é para o escritório no Rio de Janeiro e procura pessoas com grande interesse por Direitos Humanos.