Se interessa por democracia, ativismo, Amazônia e transparência? Confira!

· Newsletter,Ed 64

Destaque

Esclarecimentos Mais de 30 organizações da sociedade civil solicitaram explicações ao presidente Jair Bolsonaro sobre o governo federal ter acionado na última quarta-feira (23) o Ministério da Defesa para monitorar possíveis protestos no Brasil. A solicitação foi destaque nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. 

Conteúdos #pelademocracia

Segurança pública Reportagem destaca estudo do Instituto Sou da Paz sobre o perfil dos projetos de lei apresentados por deputados e senadores na área da segurança pública durante a legislatura de 2015 a 2018.

Transparência Artigo do Secretário-geral da ONG Contas Abertas Gil Castelo Branco, da Diretora de Operações da Transparência Brasil Juliana Sakai, do Diretor Executivo do Movimento Transparência Partidária Marcelo Issa e do Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção Roberto Livianu aborda a mobilização da sociedade civil em defesa da transparência nas contas dos partidos e nas campanhas eleitorais.

Corrupção Reportagem relata o assassinato a tiros de Marcelo Miguel D'Elia, Diretor de um ONG anticorrupção no interior de São Paulo e a cobrança por providências feita pela Transparência Internacional.

Governo Em entrevista, o Presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento ( Cebrap ) Marcos Nobre analisa a radicalização no primeiro ano do novo governo de Jair Bolsonaro e sua relação com o eleitorado.

América Latina Ensaio dos doutores em ciência política e professores da FGV Daniela Campello e Cesar Zucc aborda a influência de fatores econômicos e políticos dos EUA no desempenho dos presidentes de países latino-americanos.

Ativismo Podcast com a participação da co-deputada da Bancada Ativista Raquel Marques debate as diferenças entre ativismo e militância digital.

Lobby Reportagem aborda as recomendações de conduta para os profissionais que atuam na área de relações governamentais no Brasil.

Novidades da rede do Pacto

Diálogos Democráticos No dia 11 de novembro o Pacto realiza em São Paulo - SP, a terceira edição dos Diálogos Democráticos, com o tema "Quais os mínimos comuns para a convivência democrática?". Conheça os painelistas e inscreva-se gratuitamente.

Cidades No dia 1º de novembro, acontece em Belo Horizonte - MG, o encontro “Cidades pela Democracia", com discussões sobre políticas sociais, gestão democrática, direitos humanos e diversidade, alternativas econômicas, trabalho e renda, integração metropolitana e meio ambiente. O mandato da Deputada Federal Áurea Carolina (PSOL-MG), das Muitas, faz parte da organização do evento.

Amazônia Campanha de mobilização realizada pelo Instituto Ethos e diversas organizações defende o combate à grilagem e ao roubo de terras públicas na Amazônia.

Desigualdade A Rede Nossa São Paulo lança no dia 5 de novembro, em São Paulo - SP, a nova versão do Mapa da Desigualdade, reunindo 53 indicadores para mostrar a realidade dos 96 distritos da capital paulista.

Literatura A Fundação Tide Setubal realiza entre os dias 04 e 07 de novembro, em São Paulo - SP, o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, com o tema "Identidade, Territórios e Expressão dos Povos”.

Festival Está aberto o financiamento coletivo do Festival de Ativismo, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro em São Paulo - SP.

Oportunidades #pelademocracia

Conectas Direitos Humanos e Sesc abrem inscrições para expositores da 5ª Feira de Ideias, evento realizado em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Inscrições até o dia 17 de novembro. O evento acontecerá em São Paulo - SP e cada membro receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00 para alimentação e deslocamento.

Movimento Bem Maior busca Assistente de Comunicação e Assistente Administrativo. Inscrições até o dia 20 de novembro através deste e deste link. As vagas são para o escritório em São Paulo - SP.