Retrospectiva 2020: Os ataques e as respostas e ações conjuntas da sociedade civil

· Newsletter,Ed 122

Editorial do Pacto

Esta é uma edição especial da nossa newsletter semanal. Preparamos para você uma retrospectiva de 2020 sob o prisma da democracia no Brasil. Reunimos aqui os principais ataques antidemocráticos e as importantes respostas articuladas pela sociedade civil organizada ao longo deste ano tão desafiador, em que a saúde dos brasileiros e da nossa democracia esteve sob sérios risco. Nas próximas duas semanas, a secretaria-executiva do Pacto pela Democracia estará em recesso, mas em breve estaremos de volta e atentos, trazendo novamente por aqui conteúdos relevantes #pelademocracia.

Conteúdos #pelademocracia

Retrospectiva O ano de 2020 foi marcado pela pandemia global de COVID-19 e por ataques diversos à democracia brasileira. Produzimos um vídeo para te ajudar a lembrar dos inúmeros desafios que enfrentamos e das ações que articulamos durante o ano em resposta às tentativas de minar o Estado Democrático de Direito em nosso país. Assista e compartilhe!

Solidariedade Com a chegada do coronavírus ao Brasil, o descaso e o negacionismo científico do governo federal foram respondidos com campanhas de prevenção, arrecadação de recursos e redes de apoio para atenuar os efeitos da crises sanitária e econômica entre a população mais pobre. Confira o mapeamento dessas iniciativas acessando a plataforma "Sociedade Contra o Corona".

Instituições Desenvolvida pelo pelo Pacto pela Democracia, a plataforma Diário de Ataques mapeou quase 120 ameaças à democracia apenas esse ano. Entre eles, ameaças de ruptura institucional, convocação de protestos pelo fechamento do Congresso e do STF, apologia ao nazismo em órgãos de governo e acusação sem provas de fraude nas eleições, por parte do presidente Jair Bolsonaro, entre tantos outros ataques às instituições democráticas do país.
 

Liberdade de imprensa O trabalho realizado por profissionais da imprensa foi alvo de episódios lamentáveis de intimidação por meio de de aparatos estatais, monitoramento realizado com recursos públicos e até agressões físicas em atos que contaram com a convocação e o apoio do governo Bolsonaro.

Sociedade civil As organizações da sociedade civil também foram alvo recorrente de espionagem e tentativas de controle por parte do governo federal e de agressões vindas da presidência da República. Os ataques foram respondidos e repudiados por centenas organizações, que realizam um trabalho sério e fundamental para o país.

Corrupção A corrupção envolvendo agentes públicos contou com o uso da Polícia Federal e até da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para interferir em investigações e ajudar na defesa de familiares do presidente Jair Bolsonaro.
 

Respostas A defesa da democracia produziu a unidade entre diferentes organizações, movimentos e lideranças. Destacamos aqui iniciativas como a campanha Brasil pela Democracia, os movimentos Estamos Juntos, Somos 70%, Esporte pela Democracia, Somos Democracia e o manifesto "Enquanto houver racismo não haverá democracia".
 

Eleições 2020 Com a mobilização da sociedade civil, que defendeu o adiamento e a realização segura das eleições 2020, mapeamos iniciativas que olhem para o aprimoramento do processo eleitoral, nos mobilizamos pela realização dos debates na televisão e pela participação cidadã no pleito municipal desse ano, respeitando todos os protocolos de segurança devido à pandemia. A realização das eleições, mesmo nesse contexto, é uma conquista a ser celebrada.

Avanços e desafios Se o ano apresenta significativos avanços na representação de mulheres, pessoas negras e LGBT nos espaços de poder, o racismo continua tirando vidas negras, ainda que tratado de maneira negacionista pelo presidente da República. Apenas em 2020, foram 22 crianças baleadas no Rio de Janeiro, em sua maioria negras e moradoras de favela. O enfrentamento ao racismo estrutural e a responsabilização individual são fundamentais para o aprimoramento da nossa democracia.