Repúdio pleno a toda forma de violência na ação política

Sábado é o Dia Internacional da Democracia. Faça sua parte!

· Newsletter,Ed 09

Repúdio à violência Neste momento, vivemos mais um passo grave na escalada de tensão e intolerância que degrada e ameaça a nossa democracia. Mais que nunca precisamos da coesão inequívoca e repúdio pleno a todas as formas de violência na ação política e mobilizar a expressão conjunta de todos comprometidos com a recuperação do diálogo, tolerância e respeito mútuo para a disputa legítima de ideias e de projetos coletivos. A preservação da trilha democrática e as nossas possibilidades como sociedade dependem disso.

Este sábado (15/09) é Dia Internacional da Democracia Momento importante de "reafirmar o diálogo, a tolerância e o embate virtuoso de ideias no debate público, ao lado da integridade, do pluralismo e do repúdio pleno à discriminação e violência na ação política". Este é um trecho do nosso manifesto, vale a releitura.

Eleições Melhores Cada dia mais o "Mapa de Iniciativas por Eleições Melhores" se mostra necessário. São mais de 100 iniciativas trabalhando por eleições mais participativas, íntegras e diversas. Já mandou pra todo mundo?

Lançamento da Bússola Eleitoral Neste sábado, além do lançamento da Bússola com demonstração interativa, haverá um debate em São Paulo com vários membros do Pacto sobre engajamento cívico e tecnologia.

Tem Meu Voto Vários dos membros do Pacto lançam plataforma de match de candidatos e eleitores. E alcança candidaturas de todos os estados.

Para Virar o Jogo Três membros do Pacto (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Igarapé e o Instituto Sou da Paz) junto com grande elenco lançam a plataforma mais potente para virar o jogo na segurança pública. Faça o quiz, veja o checklist pré-eleições e conheça a campanha.

Propostas do Movimento Agora! O Agora! lançou mais de 130 propostas, para oito áreas prioritárias (Combate às Desigualdades, Educação, Saúde, Segurança Pública, Reforma do Estado, Sustentabilidade, Governo e Tecnologia, e Economia). Confira o resumo.

Coalizão Antiausteridade A Campanha Direitos Valem Mais lançou uma carta compromisso buscando o adesão à proposta de revogação imediata da Emenda Constitucional 95, retomada dos investimentos sociais no país e ampla reforma tributária progressiva.

Ainda somos os mesmos? Dados informados do TSE indicam um crescimento da proporção de candidatos negros e pardos. Mas um quarto dos candidatos que disputaram também em 2014 alteraram o seu registro autodeclaratório. É uma análise complexa e difícil de ser feita. Outra análise mostra que 40% dos candidatos a deputado federal já disputaram pelo menos uma vez sem terem sido eleitos nunca.

Ação política cotidiana, para além dos partidos  O Politiquês, excelente podcast do Nexo, aborda os primeiros passos para aumentar a participação no dia a dia.

Renovação não é nos grandes Partidos com maiores bancadas são os que menos renovam seus quadros.

O eleitor liga para a corrupção? Sim. Mas é preciso que seja informado. Em pesquisa, descobriu-se que o impacto das denúncias é maior nas cidades com maior número de estações de rádio e em que as pessoas têm mais aparelhos de rádio em casa.

Uma defesa aos partidos não ideológicos Em artigo técnico na Folha de S.Paulo, cientista político da FGV argumenta que há boas razões para a manutenção de partidos coadjuvantes. E que os efeitos podem não ser nocivos como a maioria dos candidatos vem falando. "Fragmentação partidária não apresenta significância estatística, nem para explicar o sucesso do presidente no Congresso, nem tampouco para explicar o custo de governar através de coalizões".

Ainda não é assinante da newsletter do Pacto? Então, inscreva-se. Não custa nada e você ainda ficará atualizado sobre temas importantes #PelaDemocracia!