Representantes da sociedade civil se unem para debater futuro da democracia

· Newsletter,Ed 90

Destaque

Diálogos Democráticos Hoje (14/05), às 17h, acontece em formato virtual a 1ª edição dos "Diálogos Democráticos 2020". Representando a sociedade civil organizada, Douglas Belchior (Uneafro / Coalizão Negra por Direitos), Ilona Szabó (Instituto Igarapé), Marcos Nobre (Cebrap), Nicole Verillo (Transparência Internacional) e Maria Sylvia (Geledés) debaterão o tema "Democracia: O que fazer agora?". Inscreva-se gratuitamente!

Conteúdos #pelademocracia

Quebra democrática "O Brasil nunca esteve tão perto da quebra democrática como na presidência de Jair Bolsonaro", afirma Fernando Abrucio, doutor em ciência política pela USP e professor da Fundação Getulio Vargas. Confira o artigo na íntegra.

Live Em um bate-papo virtual, a cantora Anitta tirou diversas dúvidas sobre política e democracia com a advogada Gabriela Prioli. Com abordagem simples e didática, o vídeo foi assistido quase 4 milhões de vezes e pode ser acessado aqui.

Autoritarismo Reportagemanalisa o golpe que o ditador Alberto Fujimori realizou em 1992 no Peru e o que essa experiência autoritária pode ensinar ao Brasil de 2020.

Abolição inconclusa O dia de ontem (13/05) foi marcado pelos 132 da Abolição da Escravatura no Brasil. O doutorando em Direito na UFF e advogado da Educafro Renato Ferreira aborda o processo inconcluso dessa abolição e destaca a promoção da igualdade racial como um dos maiores desafios para a nossa democracia.

Memória e democracia Artigo de Thiago Amparo, doutor pela Central European University (Budapeste) e professor de políticas de diversidade na FGV Direito, aborda a relação entre a Lei da Anistia, sancionada em 1979, e os recentes ataques à democracia e exaltações a torturadores no Brasil.

Institucionalidade Em artigo, Marco Antônio Moraes Alberto e Rafael Hamze Issa, ambos Doutores em Direito do Estado pela USP, analisam o cenário político recente no país e o funcionamento das instituições democráticas.

Novidades da rede do Pacto

Mulheres na política Estão abertas as inscrições para o Programa de Embaixadoras Vote Nelas, uma jornada de mobilização para levar o Vote Nelas para a sua cidade e eleger mulheres para as Câmaras Municipais nessas eleições 2020.

Chamada pública A campanha #CompartilheInformação #CompartilheSaúde, da ARTIGO 19, vai apoiar 20 iniciativas de comunicação popular, comunitária ou independente com R$ 8.000,00 para produção e circulação de conteúdos sobre diferentes aspectos da crise econômica, política, social e de saúde pública provocada pelo novo coronavírus. Inscrições até amanhã (15/05).

 Enem Plataforma apoiada por diversas organizações e movimentos ajuda estudantes a criarem campanhas de mobilização personalizada para suas escolas com o objetivo de pressionar os deputados de cada estado pelo adiamento da prova do Enem.

Oportunidade 1 A Rede Justiça Criminal e o Instituto de Defesa do Direito de Defesa divulgam processo seletivo para vaga de assessoria de projetos. A RJC adota uma política de ação afirmativa e busca profissional já residente em Recife/PE ou que tenha interesse e disponibilidade para residir na cidade a partir de 2021. Inscrições até o dia 20 de maio.

Oportunidade 2 O Legisla Brasil está com vagas abertas para Analista Administrativo e Estagiário de Mobilização.O processo dará referência parapessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, ciganas, PCDs e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Inscrições até o dia 18 de maio.

Dados Elaborado pelo Instituto Votorantim, o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) tem por objetivo indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 e é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia.

Transparência Segundo o relatório sobre negativas de acesso a informação usando a pandemia como justificativa, produzido pelo Fórum de Acesso a Informações Públicas e coordenado pela Transparência Brasil, a pandemia de Covid-19 foi citada injustificadamente como motivo para negativa de atendimento a pelo menos 24 pedidos de informação.