Relatório e nota publica denunciam os ataques de Bolsonaro à imprensa

· Newsletter,Ed 98

Conteúdos #pelademocracia

Liberdade de imprensa Monitoramento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aponta que, só em 2020, o presidente Jair Bolsonaro fez 245 ataques à imprensa. Além disso, em nota divulga na última terça-feira (7), a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) chama de "criminosa" a atitude de Bolsonaro ao receber jornalistas e retirar a máscara durante entrevista, mesmo ciente de que estava infectado pelo novo coronavírus.

Eleições Reportagem discute os desafios da realização das eleições municipais durante a pandemia de COVID-19. O Congresso aprovou o adiamento do pleito para os dias 15 e 29 de novembro.

Sociedade civil Relatório publicado pelo Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) indica que oito em cada dez brasileiros afirmaram que as organizações sociais tiveram um impacto positivo no país como um todo e em suas comunidades locais.

Populismo Em entrevista, o pesquisador da Universidade do Colorado, Benjamin Teitelbaum, analisa as ideias dos pensadores que influenciam os governos do Brasil, Estados Unidos e Rússia.

Nova direita A antropóloga Isabela Kalil, professora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em entrevista ao jornalista Pedro Doria, analisa a origem, os valores e quem são os militantes da chamada "nova direita".

Políticas públicas O jornal Nexo lançou a plataforma acadêmico-jornalística Nexo Políticas Públicas, que traz a produção de alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do mundo em linguagem clara e com formatos inovadores.

Racismo Reportagem que ouviu diferentes padres e ex-seminaristas (entre eles o diretor da Educafro, Frei David Santos) relata a presença do racismo dentro da Igreja Católica.

Munições A participação da sociedade civil no debate da segurança pública e a flexibilização do controle de armas e munições por parte do governo é tema de artigo publicado por Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz, Gabriel Sampaio, da Conectas Direitos Humanos, Isabel Figueiredo, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e Melina Risso, do Instituto Igarapé.

Novidades da rede do Pacto

Meio ambiente A iniciativa Nossa América Verde une organizações, cientistas e legisladores no desenvolvimento de um plano de recuperação econômica verde. O Instituto Update, junto de diversos ativistas, faz parte do projeto que propõe 14 medidas concretas para enfrentar a crise econômica, sanitária e a emergência climática.

Mapeamento A Casa Fluminense lançará virtualmente no dia 15 o "Mapa da Desigualdade 2020", publicação com indicadores que retratam os desafios socioeconômicos na Região Metropolitana do Rio. Inscreva-se para o evento.

Oportunidade A SITAWI Finanças do Bem está contratando um Analista para trabalhar na área de Fundos Filantrópicos, alocado em São Paulo - SP ou Rio de Janeiro - RJ.