Reforma política, Angela Davis no Brasil, e mais

· Ed 62,Newsletter

Conteúdos #pelademocracia

Constituição cidadã O mestre em Direito Processual Penal e presidente do MPD – Movimento do Ministério Público Democrático aborda os 31 anos da Constituição Federal, das críticas recebidas de diferentes espectros políticos até as conquistas garantidas através da carta magna.

Reforma política Reportagem explica o que é o voto distrital misto, suas vantagens e desvantagens, além de publicar um estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) simulando como seria o Congresso Nacional caso esse modelo já estivesse em vigor.

Reforma Política 2 Na coluna de estreia da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no portal Congresso em Foco, José Antônio Moroni e Maria Mello discutem a necessidade da democratização dos partidos políticos a partir da sinalização do rompimento de Jair Bolsonaro com o PSL.

Democracia Ensaio da professora da Ebape-FGV lketa Peci reflete sobre os desafios da gestão pública e da governabilidade dentro do modelo democrático.

Mulheres na política Reportagemmostra medidas que promovem a participação feminina na política, pesquisadora em gênero e política da UFBA Teresa Sacchet aborda a importância das cotas femininas e artigo analisa a desigualdade de gênero nos diretórios partidários, além de destacar iniciativas como o Vote Nelas, a Iniciativa Brasilianas, Elas No Poder e o Instituto Alziras, que têm como objetivo aumentar a representação de mulheres nos espaços de poder.

Privacidade Por meio de decreto, a Presidência da República instituiu na última quinta-feira o Cadastro Base do Cidadão, integrando dados pessoais de todos os brasileiros. Artigo do Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e professor de Direito da UERJ Carlos Affonso aborda os eventuais riscos dessa medida.

Amazônia Em entrevista, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro aborda a preservação da Amazônia, a defesa dos povos indígenas e a democracia no Brasil.

Novidades da rede do Pacto

Mulheres Organizado pela Iniciativa Brasilianas, em parceria com o Grupo de Estudos de Gênero e Política - GEPÔ - DCP USP, Instituto Update, Movimento Vivas, Rede Valentes e Vote Nelas, acontece no dia 26, em São Paulo - SP, o primeiro encontro da "Rede Estadual de Mulheres na Política", de forma gratuita e suprapartidária.

Conferência A filósofa e ativista estadunidense Angela Davis realizará, no dia 21, em São Paulo - SP, a conferência “A liberdade é uma luta constante”. O evento é aberto, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

Seminário Realizado pela Abong– Associação Brasileira de ONGs nos dias 23 e 24, em Belém - PA, o seminário "Amazônia e seus Povos em Resistência: construindo alternativas para um outro mundo possível" faz parte do Projeto Novos Paradigmas e busca debater e refletir sobre o papel da região no enfrentamento às crises ambientais, sociais, econômicas e políticas no país.

Diversidade A Educafro realiza no dia 26, em São Paulo - SP, o seu "I Seminário LGBTQI+", que contará com uma roda sobre identidade e empreendedorismo e uma mesa que discutirá o papel das instituições na luta contra a LGBTQIfobia.

Teatro Está em cartaz até o dia 27, em São Paulo - SP,a peça "O Crime da Cabra", de Renata Pallotini, uma comédia de costumes ambientada em uma cidade nas entranhas do Brasil. O espetáculo tem apoio da ARTIGO 19 e faz parte da campanha #LivreParaProtestar, que busca discutir a importância do direito de manifestação no Brasil.

Mapeamento O seminário “Mapeando as desigualdades digitais: novas metodologias e evidências para políticas públicas” acontece no dia 28, em São Paulo - SP, e é uma iniciativa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC; do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Sociedade civil Nos dias 30 e 31, acontece em São Paulo - SP, o "Seminário Internacional Sustenta OSC - espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil", uma realização do projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil, uma realização do GIFE e da FGV Direito SP.

Campanha Realizada pelo Inesc, a campanha "Embarque por direitos" busca mobilizar a sociedade civil para garantir a regulamentação do transporte como um direito social.

Oportunidades #pelademocracia

Oxfam busca Coordenador(a) de Captação Institucional. Inscrições até o dia 18 de outubro. O profissional deve ter disponibilidade para viagens nacionais e internacionais, além de ser obrigatória a fluência em inglês. O escritório fica em São Paulo - SP.

ITS Rio oferece curso online gratuito "Teoria da mudança: do projeto à transformação social". Inscrições até o dia 21 de outubro.

Instituto Atuação busca Gestor(a) de Marketing e Captação. Inscrições através do email driely@atuacao.org.br. O regime de trabalho é de 40 horas semanais (CLT) e o escritório fica em Curitiba - PR.

Colab busca Analista de QA/Tester e Desenvolvedor (a) Full Stack. Inscrições através do site.É desejável inglês, ao menos para leitura. O escritório fica em São Paulo - SP.

FGV DAPP busca Analista Político. Inscrições através do email dapp@fgv.br. Conhecimento gerais sobre política; fluência em inglês; mestrado e domínio de espanhol são diferenciais. O escritório fica no Rio de Janeiro - RJ.