Racismo no Brasil: posicionamento da sociedade civil, papel do setor privado e mais

· Newsletter,Ed 118

Destaque

Racismo No último dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra, João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, morreu espancado por seguranças terceirizados do supermercado Carrefour, em Porto Alegre (RS). Posicionamento assinado por mais de 80 organizações repudia o episódio e reforça que enquanto houver racismo, não haverá democracia.

Conteúdos #pelademocracia

Responsabilização Após a morte de João Alberto Silveira Freitas, a rede Carrefour foi desligada da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que reúne 73 organizações signatárias. Artigo de Sheila de Carvalho, advogada internacional de direitos humanos e membro da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra Por Direitos, aborda o papel das empresas no enfrentamento ao racismo.

Violência racial Artigo de Douglas Belchior, ativista da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra por Direitos, aborda as reações da população negra durante o Dia da Consciência Negra, um dia após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas.

Discurso racista Em 2020, autoridades brasileiras já praticaram o dobro de declarações racistas detectadas em 2019. Segundo dados apresentados pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direitos, o presidente Jair Bolsonaro é responsável por 25% desses discursos.

Desinformação Artigo publicado por Pedro Augusto P. Francisco, Louise Marie Hurel e Robert Muggah na Open Democracy destaca como a desinformação nas redes durante o processo eleitoral ameaça a democracia brasileira.

Meio ambiente O projeto Novos Paradigmas, uma parceria Abong, Iser Assessoria e Ibase, entrevistou a ambientalista Adriana Ramos, assessora do Instituto Socioambiental (ISA), sobre a grave situação ambiental que o país enfrenta.

Eleições 2020

Violência política Eleita a primeira vereadora negra de Joinville (SC), a professora Ana Lúcia Martins havia recebido ameaças e insultos racistas nas redes sociais após a apuração do pleito. Agora, Ana Lúcia tem recebidos ameaças de morte, reforçando a onda de violência política de gênero e raça nas eleições deste ano.

Abstenção Infográfico explica o crescimento da abstenção no processo eleitoral e sua influência no pleito eleitoral de 2020, marcado pela pandemia de coronavirus.

Balanço eleitoral Reportagem da revista Piauí apresenta infográficos com os resultados do 1º turno das eleições, em que se destacam o crescimento de mulheres, negros e candidatos vindos das polícias e Forças Armadas.

Bolsonarismo nas eleições Artigo da professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole, Marta Arretche, reflete sobre o impacto das derrotas sofridas por candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro no enfraquecimento do autoritarismo no Brasil.

Diversidade Durante o 1º turno das eleições municipais, 80 vereadores(as) LGBTs foram eleitos(as) em todo o país. A lista inclui representantes de diversos setores da comunidade(lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), eleitos por diferentes estados e legendas, aprimorando a representação desse grupo nos espaços de poder.

Novidades da rede do Pacto

Diário de Ataques Nos últimos dias, o Diário de Ataques, iniciativa do Pacto pela Democracia, registrou que o governo federal tem usado dinheiro público para monitorar jornalistas e parlamentares e que a Justiça Eleitoral do Amazonas censurou uma reportagem do site The Intercept Brasil que denunciava más condutas do candidato à Prefeitura de Manaus em sua campanha.

Desigualdades A Folha de S.Paulo estreou na última terça-feira (24) a coluna Desigualdades, editada por Maria Brant, coordenadora-executiva da rede ABCD (Ação Brasileira de Combate às Desigualdades), que reúne organizações da sociedade civil, movimentos sociais e instituições acadêmicas de combate à desigualdade. O primeiro artigo é de Anielle Franco, diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, que integra a ABCD, e reflete sobre a igualdade de oportunidades nas eleições para as mulheres negras.

Equidade racial O especial redeGIFE de novembro destaca os desafios e caminhos para uma atuação aprofundada da filantropia e do investimento social privado brasileiros na promoção da equidade racial.

Podcast Estreia hoje (26), a nova temporada do Revoar, podcast produzido pelo Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT), e que terá como tema a "Crise Climática e Democracia".

Direitos das mulheres Iniciativa do Mapa do Acolhimento, a campanha anual "21 dias de ativismo" busca mobilizar pessoas pelo fim da violência contra a mulher e pela luta em defesa dos direitos da população feminina.