Políticas de Segurança Pública e Democracia

· Newsletter,Ed 27

Novidades dos Membros do Pacto

A Bancada Ativista está em busca de advogados, designers, assistentes sociais e assessores para trabalhar nesse novo gabinete da Assembléia Legislativa de SP.

Um balanço dos primeiros dez dias das atuações dos deputados federais da rede do RenovaBR.
O ITS Rio traduziu obra publicada pela Universidade de Harvard que trata de segurança em tempos de vigilância.
O Politize! produziu um guia explicativo com números, fatos e polêmicas sobre a LGBTfobia no Brasil.
Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção participou do programa Revista CBN falando sobre as inquietações da sociedade na política.
Ana Toni, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade, Iago Hairon, coordenador do Engajamundo e Tasso Azevedo, do Observatório do Clima participaram do programa "Mitos e Fatos: Sustentabilidade Ambiental", na Globonews.

Conteúdo #pelademocracia

O que significa e quais são as funções da Mesa Diretora do Senado? Artigo de Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS.

A conferência "A Crise da Democracia", que ocorreu em Belo Horizonte no último dia 11, também foi lançamento de dois livros: "Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil" e "Demodiversidade".
Falando em livros, já repararam que há muitos lançamentos editoriais sobre crise da democracia? Reportagem na Época conta o que os editores andam pensando sobre o assunto.
Um desses lançamentos foi resenhado no Estadão no último domingo. Livro de pesquisador bielorusso trata a decadência da política como consequência das novas tecnologias.
Ilona Szabó, integrante do Pacto, escreve para a Folha sobre segurança pública: "A receita mais popular para diminuir a criminalidade no Brasil se concentra em aumentar as penas, prender mais e endurecer a resposta policial. E seu êxito é bastante limitado".

Agenda de Eventos

Conectas, em parceria com Observatório de Favelas e com apoio do Instituto Maria e João Aleixo (os três membros do Pacto) realizam nesta sexta-feira (15) no Rio de Janeiro uma roda de conversa sobre “Raça e Direitos Humanos”, reunindo pesquisadoras, feministas negras e ativistas da luta antirracista no Brasil.

No próximo dia 19 em São Paulo, ocorre exibição da série Política: Modo de Usar, co-produzida pelo Instituto Update, seguida de roda de conversa.
Plenária Favelas Pela Democracia, organizado entre outros pela Frente Favela Brasil acontece no próximo dia 19 no Rio de Janeiro, contra parte do pacote anti-crime proposto pelo Ministério da Justiça.
No próximo dia 20 em São Paulo, será lançada a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns composta por juristas, intelectuais e ativistas, entre eles seis ex-ministros de três governos.