Política passa pela praça é neste SÁBADO

· Newsletter,Ed 07

Novidades do Pacto

Política passa pela Praça Neste sábado, 25 de agosto, em São Paulo, promoveremos três atividades em uma praça da cidade. A melhor forma de unir descontração com aprendizado sobre candidatos, iniciativas para se informar e o funcionamento da administração pública.

A primeira é apresentação de iniciativas que trabalham no processo eleitoral deste ano, membros do Observatório das Eleições. A segunda é um flertaçocom candidatos ligados a diferentes organizações e movimentos (Acredito, Agora!, Bancada Ativista, Frente Favela Brasil, Ocupa Política, Raiz Movimento Cidadanista, RAPS, Renova BR e Conjunto 40). E por fim, aplicações do Jogo da Política, em que os participantes experimentam os desafios cotidianos do Legislativo no Brasil.
É uma iniciativa compartilhada entre o Pacto pela Democracia, o Fórum do Amanhã e a Virada Sustentável SP e apoio da Associação Praça Horácio Sabino (PRHOSA). Das 15h às 18h na Praça Horácio Sabino.
E o FESTIVOTE foi um sucesso! Mais de 300 pessoas participaram do evento e foi muito inspirador. A Globonews mostrou um pouco, além de CBN, Catraca Livre e Metrópoles que anunciaram antes. E nós deixamos umas fotos pra você.

Novidades dos membros do Pacto

Emergência Política Periferias Na próxima terça feira em São Paulo, em parceria com a Fundação Tide Setubal, o Instituto Update lança pesquisa de inovações políticas que estão emergindo nas periferias brasileiras.

Bússola Eleitoral Já falamos sobre este baita repositório de informações para o encontro entre candidaturas e eleitores. A plataforma combina respostas sobre seus valores e preferências e gera um mapa dinâmico no qual as candidaturas mais alinhadas com suas opiniões ficam mais próximas de você, para uma decisão de voto mais qualificada. Restam nove dias para financiá-lo.
A revista de direitos humanos do Conectas têm sua última edição o tema "Internet e Democracia". São artigos qualificados de autores de mais de seis países.
O Politize! está com intensa produção de conteúdo para fortalecer a cultura política democrática no Brasil. Todo dia útil um texto novo e aceitam voluntáriospara redação de textos. Além do guia para o Enem 2018 e de uma plataforma de cursos.
O Grupo Mulheres do Brasil recebeu alguns dos candidatos a presidente! No debate, houve até a tradicional canção Prelúdio cantada pelos candidatos presentes de mãos dadas.
Unidos Contra a Corrupção O movimento também está com financiamento coletivo aberto e vai lançar uma ferramenta online para identificar os candidatos que estão comprometidos com a campanha.

Artigos pela Democracia

Intenção de voto Nesta semana saíram resultados de três das principais pesquisas. Artigo do cientista político Lucas de Abreu explica por que as brasileiras estão entre as melhores do mundo. E explica: "a intenção não é prever resultado. Em vez disso, o objetivo é muito mais modesto: os levantamentos simplesmente nos ajudam a entender como o público reage à campanha".

Intenção de voto 2 Você conhece o agregador de pesquisas eleitorais do site Jota? Já inclui o Datafolha que saiu hoje.
Diversidade nas Eleições O "Faz Diferença? - Discussões sobre desigualdades" lançou um aplicativo, dentro da campanha #IgualdadeTemVoto. No app Diversidade nas Eleições dá para criar gráficos sobre raça, gênero, escolaridade, ocupação e idade para cada um dos cargos eletivos em cada um dos estados. Em breve com informações de 2018.
Enquanto isso, o Nexo já fez o perfil dos candidatos a governador e senador de 2018 por raça, gênero, escolaridade, faixa etária e ocupação.
O foco da maioria dos partidos está na eleição para a Câmara dos Deputados. E apesar da cota de 30% do dinheiro do fundo eleitoral para as campanhas de mulheres este ano, o número de candidatas praticamente não mudou.
E quem dá mais? Quais são os partidos que mais lançam candidatos? E em série histórica?
Renovação na Câmara vai diminuir? O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) estima que a taxa de renovação será a mais baixa desde a redemocratização. Indica o alto número de postulantes (407 dos 513 eleitos em 2014 são candidatos à reeleição) como um dos motivos. Reportagem do Globo inclui ainda tabela com índice de renovação de todas as eleições para à Câmara.
Desinformação O Facebook derrubou no último dia 15, uma rede de “engajamento falso” formada por 72 grupos, 50 contas e cinco páginas na rede social. Segundo a investigação, a rede negociava engajamento: likes, seguidores e até páginas em troca de dinheiro. Mantida por brasileiros, não foram identificadas relações com políticos ou partidos daqui. Atuava no México.
Desinformação 2 Dicas de como identificar os deepfakes: manipulação audiovisual que simula falas na boca de qualquer pessoa.
Sociedade, democracia e desenvolvimento José Marcelo Zacchi, um dos fundadores do Pacto, escreve com Maria Alice Setubal sobre fortalecimento da esfera pública e participação ativa da sociedade civil. "Recuperar a capacidade de avançar na democracia, cidadania e desenvolvimento passa, mais do que nunca, também por isso, com todos fazendo a sua parte e nossa agenda política futura incluindo a construção da relação qualificada com a sociedade".