PL das Fake News é aprovado no Senado e organizações divergem do projeto 

· Newsletter,Ed 97

Destaque

Campanha Lançada essa semana, a campanha "Brasil pela Democracia" uniu organizações da sociedade civil e movimentos dos mais diversos temas e campos políticos em defesa da vida e da democracia. Acesse, baixe os materiais e participe dos grupos no WhatsApp.

Conteúdos #pelademocracia

Eleições 2020 Em entrevista, Flávia Pellegrino, da secretaria-executiva do Pacto pela Democracia, e o cientista político Carlos Melo abordam a importância da realização das eleições municipais em 2020 para a democracia e como realizar o pleito de maneira segura durante a pandemia. A Câmara aprovou ontem (01/07) a PEC que adia as eleições para novembro. A matéria já havia sido aprovada pelo Senado na semana passada e, portanto, volta à Casa hoje (02/07) apenas para ser promulgada.

Democracia no Brasil O jornal Folha de S.Paulo lançou nos últimos dias uma campanha em defesa da democracia. Um curso oferecido em seu site aborda o que foi a ditadura no Brasil, além de reportagem e podcast sobre o período e o apoio recorde à democracia no país atualmente.

Racismo e democracia Em entrevista, o cofundador da Uneafro Brasil e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Douglas Belchior, destaca o manifesto lançado pela Coalizão e a importância da luta antirracista para a democracia brasileira.

Desinformação Em entrevista, a diretora do InternetLab e professora de direito e tecnologia do Insper, Mariana Valente, aborda a importância de se regular a desinformação na internet e alerta sobre os problemas contidos no "PL das Fake News". Reportagem ouviu representantes de organizações como Intervozes, ITS Rio e o próprio InternetLab sobre o projeto, aprovado esta semana no Senado.

Populismo digital O debate entorno do PL das Fake News também é citado em artigo do jornalista Pedro Doria, que analisa as diferenças entre movimentos políticos espontâneos e projetos populistas que se utilizam de robôs e manipulação de informações.

Novidades da rede do Pacto

Evento A campanha "Brasil pela Democracia" realiza neste final de semana a "Vidada da Democracia", festival virtual que contará com palestras, atividades culturais e manifestações online.

Emendas Edital público de emendas parlamentares do mandato do deputado federal Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ) selecionará até o dia 31 de julho, com a colaboração da sociedade civil, propostas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Economia Criativa, Combate à Corrupção, GovTech e Defesa do Patrimônio.

Eleições Iniciativa da Gove, o Programa de Apoio a Candidaturas Municipais oferece um diagnóstico dos municípios brasileiros para apoiar diferentes candidaturas, além de compartilhar semanalmente boas práticas de gestão pública.

Conferência Começa hoje a Conferência Ethos, realizada pelo Instituto Ethos, que terá esse ano uma edição virtual e transmissão sempre às quintas-feiras.

Oportunidades O InternetLab está com 5 vagas abertas para pesquisadores(as), com disponibilidade para morar na cidade de São Paulo - SP. Inscrições até o dia 5 de julho.

Oportunidades 2 A rede Nossas está com 9 vagas abertas, nas áreas de mobilização, treinamento, comunicação, comercial, tecnologia e dados. Serão aceitas apenas candidaturas de pessoas não-brancas, incluindo pretas, pardas e indígenas.

Prêmio Pesquisadores da FGV Direito SP ganham prêmio internacional por impacto de pesquisa em política pública. Com o título "Contribuições para o aperfeiçoamento da MP 870 na relação do Governo Federal com Organizações da Sociedade Civil", o trabalho destaca o papel do Pacto pela Democracia e de outras organizações pela supressão do inciso no artigo e propunha controle governamental sobre as OSCs.

Pesquisa Relatório desenvolvido pelo Vote LGBT, em parceria com a Box1824, apresenta o impacto da pandemia de COVI-19 na população LGBT+. O material pode ser acessado na íntegra virtualmente.