Papel das forças armadas, qualidade da democracia brasileira e mais

· Newsletter,Ed 145

Conteúdos #pelademocracia

Democracia representativa Em entrevista, o cientista político José Álvaro Moisés aborda como a crise do sistema de representação tem provocado a queda da qualidade da democracia brasileira.

Forças Armadas Reportagem ouviu a professora de ciência política da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Anaís Medeiros Passos, e o coronel da reserva do Exército, Marcelo Pimentel Jorge de Souza, sobre o nível de comprometimento dos militares com o poder civil no Brasil e com o bolsonarismo. 

Futebol O professor da University of British Columbia, Claudio Ferraz, analisa a decisão do presidente Jair Bolsonaro em sediar a Copa América no Brasil e como lideranças autoritárias já usaram o futebol para se promover em outros momentos.

Representação racial O pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa) - UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Carlos Machado, destaca as discussões sobre a reforma política e os desafios para aumentar a representação de mulheres negras nos espaços de poder. 

Desinformação Estudo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) mapeou os principais grupos e canais de discussão política no Telegram, revelando que 92% dos usuários que acompanham temas políticos estão em grupos bolsonaristas. Especialistas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, alertam que a plataforma não tem contribuído no combate à desinformação e pode ser um dos principais espaços de disseminação de fake news nas eleições de 2022.

Improbidade administrativa O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acelerou a tramitação de alterações na Lei de Improbidade Administrativa esta semana. O novo texto, apresentado às pressas e sem debate, compromete a lisura da Administração Pública, a preservação do patrimônio público e beneficia o próprio Lira em condenações na Justiça de Alagoas. Confira as notas técnicas da Transparência Brasil e da Transparência Internacional Brasil.

Violência Em artigo, a diretora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, aborda o assassinato da jovem Kathlen Romeu e a necessidade de criar políticas de drogas que deslegitimem o uso da violência e apontem soluções para as políticas de segurança pública no Brasil.

Participação social Em artigo para o Observatório do Terceiro Setor, o coordenador do programa de democracia e cidadania ativa da Fundação Tide Setubal, Marcio Black, defende a participação social como forma de exercitar a democracia e combateras desigualdades.

Novidades da rede do Pacto

Diário de Ataques Um empresário que aluga outdoors no Espírito Santo recebeu ameaças por telefone após ter alugado os espaços para movimentos que fizeram uma campanha contra o presidente Jair Bolsonaro, que visitou o estado, pedindo mais vacinas contra o Covid-19. Acesse o Diário de Ataques e saiba mais!

CPI da Pandemia No 6º episódio do "Resumão da CPI", o cofundador do Movimento Agora, Rafael Parente, destaca o depoimento do ministro Marcelo Queiroga e a quebra do sigilo telefônico de nomes ligados ao presidente Jair Bolsonaro e integrantes do chamado “gabinete paralelo”.

Povos indígenas A APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) está participando em Brasília - DF do acampamento "Levante Pela Terra", que tem mobilizado mais de 700 indígenas de 25 povos diferentes, em defesa do reconhecimento e da demarcação de terras. A organização está com uma campanha de financiamento coletivo para ajudar o acampamento. 

Movimento feminista Estudo disponibilizado no site da RAC (Rede de Advocacy Colaborativo) analisa a atuação do Consórcio de ONGs feministas no Legislativo federal no caso da Lei Maria da Penha. Acesse e confira na íntegra!

Internet Análise da Coalizão Direitos na Rede aponta ilegalidade e inconstitucionalidade de um decreto que o presidente Jair Bolsonaro ameaça editar a qualquer momento no Brasil. A norma trataria de uma nova regulamentação do Marco Civil da Internet, que teria como consequência a proteção da desinformação e do discurso de ódio na internet.

Solidariedade A organização BeyGOOD, da cantora americana Beyoncé, aderiu à campanha nacional “Tem gente com fome”, iniciativa realizada por diversas organizações da rede do Pacto. Acesse e contribua

Oportunidades A Conservação Internacional Brasil busca um Coordenador(a) de Projetos Agenda Indígena. Inscrições até amanhã (18). O Instituto Marielle Franco busca uma advogada para a área de incidência. A oportunidade é exclusiva para mulheres negras e as inscrições vão até o dia 25.