Os principais ataques à democracia em 2020 em um único site

· Newsletter,Ed 80

Destaque

Plataforma Lançado pelo Pacto pela Democracia, o Diário de Ataques à Democracia 2020 reúne em um único site os principais ataques ao Estado de Direito, às garantias e liberdades constitucionais e aos princípios de uma sociedade plural e livre. A plataforma foi destaque na imprensa.

Conteúdos #pelademocracia

Institucionalidade Artigo do professor da FGV Direito SP Oscar Vilhena destaca como os recorrentes ataques do Presidente da República à liberdade de imprensa e à independência dos poderes é uma ameaça ao valores do liberalismo político.

Decretos Jair Bolsonaro é o presidente com o maior número de decretos e Medidas Provisórias questionados no STF no primeiro ano de governo, aponta levantamento.

Ameaças O doutor em Sociologia pela Universidade de Oxford Celso Rocha de Barros aborda em artigo as recentes manifestações de teor golpista na política brasileira.

Levantamento Relatório (em inglês) apresenta em 8 pontos como a democracia é percebida em diversas partes do mundo.

Autoritarismo O Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) esboçou uma linha do tempo com episódios autoritários no Brasil durante os últimos 100 anos.

Política na Índia A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado analisa as mudanças no cenário político indiano nos últimos 20 anos, com a ascensão de um regime autoritário, que persegue a imprensa e proíbe manifestações. A autora também traça paralelos com a política brasileira.

América Latina Em relatório, a Anistia Internacional acusa Governos latino-americanos de uso desproporcional da força para conter manifestações populares. Só em 2019, foram mortas 210 pessoas em protestos na região.

Novidades da rede do Pacto

Cidades O BrCidades realiza no dia 07, em São Paulo - SP, o lançamento da "Agenda Urbana - por um projeto para as cidades do Brasil".

Educação No dia 09, o Direitos Já e a Tapera Taperá promovem em São Paulo - SP o Debate em Defesa da Educação.

Debate Acontece no dia 20, no Rio de Janeiro - RJ, o debate público "Justiça socioambiental e saneamento no Rio de Janeiro", que tem entre os realizadores o GT Agenda 2030, a Casa Fluminense e o Instituto Democracia e Sustentabilidade.

Formação Estão abertas as inscrições para a edição 2020 do Open Master, iniciativa da Agenda Pública que oferece uma experiência de formação para a resolução de desafios reais ligados aos serviços públicos brasileiros.

Palestras Já está disponível a programação do Ciclo de Palestras 2020 do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, que acontece a partir do dia 20, no Rio de Janeiro - RJ. A primeira palestra terá como tema "Democracia e Política na Sociedade em rede".

Desigualdades O Movimento Político pela Unidade (MPpU), em parceria com as redes Social-One e Psy-Com, realiza de 8 a 11 de julho, em Buenos Aires - Argentina, a Escola Internacional de Inverno: Desigualdades na América Latina.

Oportunidades #pelademocracia

Abong busca Analista de Mídias Sociais. Inscrições até o dia 09 de março. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP. A Abong apoia ações afirmativas e dará preferência para candidatas/os negras/os e/ou pessoas trans (travesti, mulher ou homem transexual).