O primeiro debate é amanhã, mas há muito mais eventos bons vindo

· Newsletter,Ed 05

Novidades do Pacto

Save the date! Já marcamos para o sábado dia 18 de agosto o evento público para apresentar algumas iniciativas focadas no período eleitoral. Fique ligado nos nossos canais para mais detalhes em breve!

Política passa pela Praça. Lembrando que no outro sábado, 25 de agosto rolará na Praça Horácio Sabino outro baita evento. Palestras, conversas com candidatos de movimentos de renovação e jogos de educação política. Aprendizado lúdico e clima de família.
E vamos ampliar. Queremos levar esse evento para outras regiões de São Paulo. Você ajuda a cuidar de alguma praça pública na cidade? Entre em contato com a gente para levar diálogos políticos para outros cantos da cidade.

Observatório das Eleições

Algumas das ações dos membros do Observatório dessa semana. E as que vêm na próxima.

Eleições, Internet e Direitos Baita programaçãono seminárioamanhã que acontece na sede do Ministério Público Federal. Organizado pela Coalizão Direitos na Rede e pela Procuradoria Regional Eleitoral de SP, o evento busca debater direitos de transparência, proteção de dados pessoais e acesso ao conhecimento na condução dos assuntos públicos.

App Poder do Voto Está disponível nas lojas virtuais de smartphones um aplicativo bem bacana para acompanhar os principais projetos de lei que estão sendo discutidos no Congresso Nacional.
Brasil levará 63 anos para dobrar renda per capita. A notícia é esta. Mas há algo bom: a partir dereportagem no jornal O Globo sobre o estudo (que o CLP participou) que mostrou esses dados, o debate promovido com presidenciáveis naquela noite foi pautado.
Instituto Igarapé, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto Sou da Paz lançaram a Agenda Segurança Pública é Solução. É um documento muito qualificado, mas que ao mesmo tempo tem só 20 páginas. Recomendamos bastante!
Viver em São Paulo A Rede Nossa São Paulo lança na próxima terça-feirapesquisa sobre transparência e participação social na capital paulistana. 10h no SESC Belenzinho.
O Gov Tech Brasil que é co-idealizado pelo ITS saiu bastante na mídia por conta das declarações de Luciano Huck. Mas o mais legal é que as 20 horas de evento já estão disponíveis para os interessados.
#UnidosContraaCorrupção A campanha foi lançada há dois meses, mas agora vai com força total para atingir os candidatos. Centenas de instituições e pessoas especialistas na área fizeram propostas para combater a corrupção. Três organizações do Pacto fazem parte. Saiba mais aqui.

Artigos Pela Democracia

Uma seleção com o melhor de conteúdos que tratam dos temas que trabalhamos. Muitos deles produzidos por membros do Pacto!Projetos contra fakenews Na última news contamos como o Projeto Comprova está fazendo um trabalho legal. Este artigo da Poynter (em inglês) conta mais sobre outras iniciativas brasileiras e de como o ecossistema de combate a desinformação está se aliando e usando tecnologia.
Falando em fake news... vale ficar de olho no que tem acontecido em outros países. Os problemas que o Facebook tem no Brasil são muito parecidos com outros países. Um exemplo: uma página nos EUA já desinformou 80 vezes e segue ativa, mas com intensa campanha e debate dos que são pró e contra.
Educação política em empresas O Valor Econômico mostra que cresce a demanda desse serviço. O Marcelo Issa, que é do Pacto, é um dos citados na reportagem.
Redução de eleitores involuntária O Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp/FGV) estreou coluna no jornal Valor Econômico. No primeiro artigo mostra que após o recadastramento biométrico ser exigido em quase metade dos municípios do Brasil, mudanças demográficas ocorreram com o perfil de quem pode votar.
A representação proporcional causa corrupção? Artigo discute a relação entre influência do dinheiro na política e capacidade de formação de maiorias com o nosso sistema eleitoral proporcional.
Apps nestas eleições Vão surgindo mais e mais levantamentos de aplicativos que ajudam o eleitor a escolher o candidato, de mandato compartilhado ou que facilitam a cobrança dos eleitos. Reportagem do El País Brasil traz histórias e exemplos interessantes.
É possível renovar a política?Miguel Lago, membro do Pacto, trata em artigo sobre a qualificação do termo. Partindo dos movimentos de renovação, mas indo além, diz: "é preciso que, uma vez eleitos os políticos, a sociedade tenha maior capacidade de incidência sobre as decisões deles". 
Para estudar O Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade da USP começou um grupo de estudos de “Eleições, mídia e tecnologia: Desafios da democracia na era digital”.
Mais um podcast Citamos alguns podcasts na última news, mas felizmente há mais um monte. A dica desta semana é o RAPS Connection que estreou na última semana com o tema: o que a legislação eleitoral permite para futuros candidatos?