Dezenas de projetos e artigos pela Democracia na reta final de 2018

· Newsletter,Ed 23

#Pelademocracia

Em nosso primeiro ano de atividades conseguimos fortalecer uma rede ampla e plural, comprometida com a democracia. Em rede, produzimos dezenas de eventos, campanhas, mapeamentos de iniciativas e boletins semanais. Expressamos conjuntamente, em diversidade de vozes e ideologias, o nosso compromisso com a democracia.

Encerramos com esta News a série de comunicações de 2018! Retomaremos os trabalhos no princípio de janeiro de 2019, ano que desponta com novos desafios. Teremos muitas novidades para vocês por aqui. Projetos e eventos incríveis, artigos interessantes e muito conteúdo que nos permita refletir e agir #PelaDemocracia!
Ótimas festas e boa leitura!

Novidade dos membros do Pacto

A campanha “Ninguém Fica Pra Trás” é uma vaquinha virtual para fortalecer 10 organizações que trabalham acolhendo diariamente vítimas de violência - mulheres, LGBTs, negros(as), indígenas e povos tradicionais. Falta uma semana para o fim da campanha. Doe este presente de natal!

O Embaixadores Politize é uma iniciativa que forma jovens em todo o Brasil para atuarem como agentes de mudança na educação política brasileira. Em 2019 o programa permanecerá com formações em diversas cidades. Se inscreva e amplie a educação política e a cultura democrática no país.

Durante 2018 a Fundação Tide Setubal realizou uma série de encontros para debater os desafios no enfrentamento às desigualdades. Lança agora o Cadernos Vozes Urbanas, que apresenta reportagens com reflexões de diferentes vozes que passaram por esses encontros.
Com o processo de urbanização acelerado em todo o mundo, governar as cidades se tornou um grande desafio moderno. É sobre isso que abordará o congresso internacional Co-Governance, que está sendo organizado pelo MPPU, de 17 a 20 de janeiro, na cidade de Roma.
A Casa Fluminense participou do processo de criação do Projeto de Lei que estabelece a governança da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e que cria a Agência Executiva. Aprovada recentemente pela Alerj, o projeto estabelece um marco para a governança metropolitana da cidade.

Artigos #pelademocracia

Marcelo Issa, membro do Pacto e diretor do Movimento Transparência Partidária, escreve sobre a importância das contas dos partidos serem divulgadas na internet e do que é preciso para avançar na transparência e controle social.

Os membros eleitos do Movimento Acredito escrevem sobre os métodos da inovação política na prática. "Bandeiras decisivas para os brasileiros nos unem, como a da educação de qualidade para todos, o combate às desigualdades econômicas e sociais, o combate à corrupção, aos privilégios e à ineficiência do governo. Mas não somos quixotes sonhando o impossível".
Mariana Belmont, do Pacto, escreve sobre os desafios que movimentos progressistas têm pela frente e sobre ocupar os espaços institucionais. "Hoje, pela lei, as organizações da sociedade civil não podem participar e apoiar candidatos. Então fica a pergunta: qual a solução transparente e coerente para que esses movimentos não fiquem de fora no momento mais importante do país, a escolha de seus representantes?".
Corromper, coagir ou cooptar. É isso que, segundo avaliação de uma premiada jornalista filipina impede a atuação dos contrapesos da democracia naquele país. "É preciso mapear as redes que estão espalhando fake news, rastrear as fontes. É possível e é necessário fazer isso. E precisamos fazer com que todos os veículos de mídia trabalhem juntos, porque todos serão atacados, mais cedo ou mais tarde".
Os autores do livro recém-lançado "How to Save a Constitutional Democracy” escrevem para o Nexo um resumo de suas ideias. O livro ainda não está traduzido, mas outros dois bons lançamentos do ano estão: "Como Democracias Morrem" e "Como Democracias Chegam ao Fim".
Bolsonaro afirma que não quer representantes de Cuba e Venezuela em Brasília na posse. Ideologia tem peso maior na decisão do que desapreço à autoritarismo, explica reportagem do Nexo.