Fundo partidário, amnésia eleitoral e futuro da democracia

· Newsletter,Ed 18

Novidade dos membros do Pacto

O blog do Poder do Voto publica reflexão importante sobre a Amnésia Eleitoral.

O Movimento Transparência Partidária cruzou dados de receitas e despesas registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Descobriu que candidatos à reeleição receberam 10 vezes mais dinheiro de fundo para suas campanhas.
A consultoria Mundo Que Queremos, o Instituto Doar e a Rede Filantropia premiaram na semana passada "as 100 melhores ONGs do Brasil". Várias organizações do Pacto no lista do prêmio!
O Instituto Igarapé publicou o artigo "A Internet das Coisas no Brasil" sobre a interação entre dispositivos inteligentes.
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade participou do debate “Caminhos e Descaminhos da Política: Da Crise Nascerá Uma Democracia Melhor?” com a EAESP da FGV . O debate está na íntegra no youtube.

Artigos #pelademocracia

Minicurso Cidadania Digital O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc oferece nesta sexta-feira com o professor Massimo Di Felice um curso baratinho sobre digitalização do mundo, net-ativismo e cidadania conectiva.

Prévias para uma frente democrática Dois integrantes do movimento Quero Prévias escrevem sobre a defesa das instituições do Estado de Direito e a manutenção do espaço de convivência pacífica das diferenças. Anseiamconstruir "uma frente cuja força deriva justamente da heterogeneidade de movimentos e instituições que a integram, sem se confundir com ela, e que, por isso mesmo, conseguiria se contrapor aos ataques às instituições e a qualquer violência politicamente motivada contra quem quer que seja".
Elas nas cidades Pesquisa feita pelo Instituto Alziras, divulgada na última terça-feira (13), mostra que 55% das prefeitas têm pelo menos 40% de seu secretariado formado por mulheres.
Comunicação política do porão Ronaldo Lemos, membro do Pacto, escrevesobre o "porão" que é o território do vale-tudo da internet. Onde prosperam os robôs, os perfis falsos, o anonimato, as notícias falsas, o uso de poder computacional, a propaganda suja. "Coisas que antes eram aceitas só na obscuridade vão se tornando aos poucos permitidas aqui também".
O presidente eleito Jair Bolsonaro fala em privatizações, mas sem detalhar os planos e quais seriam as empresas. O Nexo mostra quantas são as estatais federais. E em que áreas atuam.