Últimos dias antes das eleições e a rede #PelaDemocracia está mais ativa do que nunca - Newsletter do Pacto Ed. 15

Notícias do Pacto pela Democracia

Novidade dos membros do Pacto

Parte do eleitorado brasileiroainda não está convicta sobre em quem votar para Presidência. Pensando nisso, a Fundação Cidadania Inteligente, junto com pesquisadores e analistas parceiros, desenvolveu uma plataforma de match eleitoral especificamente para este segundo turno. O "Decida Seu Voto", selecionou onze perguntas rápidas e diretas sobre temas determinantes para os rumos do Brasil.

O Centro de Liderança Pública (CLP) lançou uma série de vídeos sobre Democracia e Cidadania, apresentados pelos professores Humberto Dantas e Antônio Nápole e a diretora do CLP, Luana Tavares. São vídeos curtos, de até dois minutos, que abordam temas como a importância do voto, convivência democrática, valores democráticos, gestão pública e participação popular.
Não Vale a Pena Ver de Novo Dia 25, no festival de cinema e debates sobre regimes autoritários, o Atados - Juntando Gente Boa, com apoio do Engajamundo - ambos da rede do Pacto - promoveram uma sessão com o filme Zuzu Angel. Confira a programação.
O Instituto Clima e Sociedade, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e outros membros do Pacto participam da Coalizão Brasil. São 182 organizações que, em nota, reafirmaram a importância do compromisso do Brasil com o Acordo de Paris, com a economia de baixo carbono e com a democracia.
Os Movimentos Agora! e Acredito selecionaram pessoas de todo o Brasil para discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esses encontros fizeram parte da campanha #MeusODS e aconteceram em parceria com o Pacto Global e com o Colab. Confira aqui os selecionados.
Engajamundo, Conectas, Instituto Ethos e outras 30 instituições lançaram manifesto em defesa do meio ambiente, contra a proposta de fusão dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura e enfraquecer o IBAMA e o ICMBio.
O Instituto de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos) manifestou repúdio a interferência de empresas nas eleições presidenciais. “Nós nos posicionamos frontalmente contrários a esse tipo de interferência, que não condiz com o processo de desenvolvimento que estamos verificando no setor privado brasileiro em relação à agenda de integridade e transparência”.
O Idec pede investigação sobre o uso ilegal de dados pessoais de consumidores, por meio da compra de bases, para uso em publicidade eleitoral massiva.

Artigos #pelademocracia

O Brasil é muito importante para falhar Ilona Szabó de Carvalho do Instituto Igarapé, membro do Pacto, escreve em sua coluna na Folha de S.Paulo sobre o cenário otimista que consegue conceber para o Brasil em 2023.

Justiça Antes mesmo de ameaças ao STF, Daniela Lima escrevia que "impressiona a incapacidade do Judiciário brasileiro de entender que faz parte do sistema que vive uma crise de legitimidade no país". O professor de Direito da USP, Conrado Hübner Mendes, comenta as respostas dos ministros.
Ativistas anticorrupção se reuniram na 18ª Conferência Internacional Anti-corrupção organizada pela Transparência Internacional em Copenhagen e escreveram artigo onde pedem respeito à sociedade civil. Aqui a nota original em inglês.
A privacidade do WhatsApp foi implementada como reação às denúncias de Edward Snowden, quando se descobriu que o governo dos Estados Unidos monitorava conversas de usuários. Para o professor da USP, Pablo Ortellado, quando aplicado à difusão em massa aquilo que era virtude se converte em vício. Enquanto isso, representantes do WhatsApp causam desconforto em reunião do TSE com checadores, descreve a Diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila.
Levantamento da Pública revela que pelo menos 28 empresas foram denunciadas por coação eleitoral pró-Bolsonaro e uma por coação contrária a ele. O Nexo explica o que é e como empresas incorrem na prática. Foto: Christian Jiménez.