Eleições melhores, aniversário da Constituição e o aprofundamento da democracia

· Newsletter,Ed 12

Novidades do Pacto

Rede de candidaturas comprometidas com a Democracia já chega a 280 pessoas de 23 partidos políticos diferentes, postulantes ao Senado e às Câmaras Federal e Estaduais de 19 estados brasileiros. Essas candidaturas, ao aderirem ao Pacto, se comprometem a legislar e fiscalizar o executivo, tendo a defesa da Democracia como um valor central. Conheça essas candidaturas e acompanhe aquelas eleitas após o domingo, pois elas deverão ser as nossas representantes na missão de garantir uma Democracia livre, pulsante e ativa.

Eleições Melhores é o que todos nós queremos. Para isso, desenvolvemos um site com o mapeamento de iniciativas super legais que buscam, por diferentes vias, ajudar eleitores a fazer escolhas mais conscientes e participar do processo de forma mais qualificada. Conheça o mapa e o divulgue em suas redes com as hashtags #pelademocracia e #eleiçõesmelhores.

Novidades dos membros do Pacto

30 anos da Constituição
A atual Constituição brasileira foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Hoje, celebramos os 30 anos de sua existência. A sua elaboração, feita de forma participativa por tantos cidadãos e cidadãs é um marco luminoso em nossa construção democrática. O Pacto pela Democracia, o Instituto Ethos, a Virada Política e a Rede Nossa São Paulo estiveram representadas hoje no evento de comemoração promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, que lançou um manifesto em defesa da nossa Carta Magna.

Tem Compromisso
A parceria entre Casa Fluminense, Fundação Cidadania Inteligente e outras 73 organizações do movimento "Rio por Inteiro" lança o jogo que aponta as melhores candidaturas, baseado na afinidade entre pautas e propostas apoiadas pelo eleitorado e as candidaturas que se comprometem com elas.
Internet, democracia e eleições
Hoje, sexta-feira (5), no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo, está sendo lançada a nova edição da Revista Sur, especial sobre "Internet e Democracia". Publicada pela Conectas, esta edição tem parceria com o InternetLab. Junto com o lançamento, haverá um ótimo debate às 19h.
Pegabot
O Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), em parceria com Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS), relançou ferramenta que permite verificar a autenticidadede contas que influenciam a opinião pública. Muito importante nesses últimos dias de manipulação em grande escala.

Guia do voto
O Idec preparou um guia com dez mitos e verdades sobre as eleições. Está atualizado e é essencial para este momento de desinformação crescente. Fala sobre urnas eletrônicas e votos em branco. Confira também quem entre os candidatos aderiu à plataforma dos consumidores.

Artigos #pelademocracia

 En español
O artigo que publicamos no Nexo, foi traduzido para o Democracia Abierta. Prontinho para enviar para sus hermanos e hermanas.

Como funciona o voto de cabresto do século XXI no Brasil
Excelente reportagem da Agência Pública dá um panorama de como ocorrem crimes eleitorais no Brasil, com foco em Recife, cujo estado registra o maior número de denúncias de propagandas irregulares.

Busca por “como anular voto” bate recorde
Numa eleição marcada pela rejeição, das cinco principais dúvidas relacionadas ao ato de votar levadas ao Google pelos brasileiros, quatro mostram a mesma preocupação. Um grupo de organização criou a campanha #Euvouvotar para justamente estimular a participação nas eleições.
Medindo a desinformação nas redes
Como informações políticas circulam no WhatsApp, segundo levantamento encomendado pelo Nexo. E em ensaio de dois membros do FGV-DAPP adiantam quanto temos de robôs manipulando o debate público.