Democracia saudável é a que tem uma sociedade ativa e participativa

· Newsletter,Ed 14

Novidades do Pacto

De 20 a 27 de outubro começa o festival de cine debates Não Vale a Pena Ver de Novo, com filmes sobre regimes autoritários no Brasil e no mundo. O lançamento será na Unibes Cultural, no dia 20. Pessoas e organizações estão sendo convidadas a promover sessões em diferentes lugares para alertar sobre os riscos democráticos no Brasil e nos inspirar a trabalhar pela manutenção e aperfeiçoamento da nossa democracia.

Repudiamos a discriminação e a violência na política O Pacto Pela Democracia, após o turbulento primeiro turno, redigiu uma nota em que condena  os atos de violência que vêm sendo noticiados ao longo da última semana e reafirma a premência da promoção do diálogo e da tolerância, bem como do repúdio a todas as formas de discriminação e violência na ação pública..

Novidade dos membros do Pacto

Democracia saudável é a que tem sociedade ativa e participativa. Após saber de sua ida ao segundo turno, Bolsonaro disse que, se eleito, vai "botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil". Em resposta, o Nossas está com a campanha Ativismo Sim e uma rede com mais de 3 mil organizações nacionais e internacionais puxou uma nota em repúdio.
 

A Open Knowledge Brasil em parceria com a Brasil.io lançou o #VítimasDaIntolerância. Mapa com os ataques motivados por intolerância política. Agressões morais, físicas e homicídios – a contagem das Eleições 2018 não é só de votos, mas também de vítimas.

O Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E) elaborou um mapa que mostra a desinformação relacionada ao "kitgay" se disseminando entre os eleitores. Desde a afirmação do candidato Jair Bolsonaro (PSL) até a intervenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ordenou a retirada dos conteúdos da internet. O mapa está presente no "White Paper" lançado em julho pela organização. Receba a pesquisa por aqui.

Quarta dia 24, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo, representantes do Guia do Voto, #TemMeuVoto, Bússola Eleitoral e #MeRepresenta, com mediação da Virada Política, farão um balanço dos Aplicativos Eleitorais. Todas essas organizações estão no Mapa de Iniciativas por Eleições Melhores.
Está incomodado com um discurso de ódio que viu nas redes sociais? Denuncie! Todas são encaminhadas automaticamente ao Ministério Público Federal. A iniciativa Treta Aqui - de um conjunto de entidades, algumas do Pacto - busca facilitar a judicialização de manifestações de violência de gênero nas redes sociais e politizar esse tipo de discurso.

Artigos #pelademocracia

Quais são as consequências de tanto ódio e violência nas redes? Thiago Rondon, codiretor do IT&E, escreve sobre isso em artigo.

Após trabalho de pesquisa de um grupo da USP, outro da UFMG e da Agência Lupa, um artigo com recomendações ao Whatsapp saiu no New York Times. O VP do Whatsapp respondeu em artigo como a empresa já combate a desinformação no Brasil. 
O interessante da análise é que as imagens falsas mais compartilhadas no WhatsApp não citam presidenciáveis, mas buscam ratificar ideologias. Tudo indica que combater a mentira será a luta democrática dos próximos anos.
O que Bolsonaro e Haddad propõem para combater a corrupção? Guilherme France, consultor da Transparência Internacional e membro do Pacto, ajuda a responder.

"Os dados existem, mas são desorganizados e como um livro fora de ordem, pouco servem para melhorar nossa democracia. Portanto, é preciso organizar as informações de forma dinâmica e inteligível ao cidadão comum, potencializando a contestação e a participação política". Luís Kimaid da Bússola Eleitoral e Vitor Oliveira da Pulso Público que escrevem.

Foto: Romerito Pontes