Renovação, notícias falsas e a escalada da violência

· Newsletter,Ed 13

Novidades do Pacto

Uma Bancada pela democracia! Entre as mais de 270 candidaturas signatárias do Pacto (de 29 partidos diferentes!), 40 pessoas foram eleitas ao Legislativo brasileiro. São 25 deputados federais, quatro representantes nas assembleias estaduais e 11 novos senadores declaradamente comprometidos com o revigoramento da democracia no nosso país. 

Novidade dos membros do Pacto

A renovação nestas eleições foi recorde em todos os níveis. E felizmente, inclui muitos membros do Pacto.

A Bancada Ativista se elegeu em São Paulo e, junto com ela, outro mandato coletivo em Pernambuco.

As candidaturas do Ocupa Política somaram um total de 2.201.279 votos com 13 eleitas.
Frente Favela Brasil recebeu mais de 170 mil votos.
Três membros do Agora! foram eleitos com mais de 250 mil votos recebidos.
O movimento Acredito recebeu mais de 1 milhão de votos e tem 3 lideranças eleitas.

Foram eleitas 35 lideranças do RAPS: 16 mandatos de deputado federal, 15 de deputado estadual, três Senadores(as) e um Governador. 

Artigos #pelademocracia

Centenas de análises foram escritas de como a política tradicional mudou. Na falta de uma definitiva, recomendamos esta bem resumida.

Violência Todos perceberam o aumento de episódios lamentáveis de violência motivados pelo clima eleitoral. O melhor levantamentos até agora é o da Agência Pública, com mais de 50 casos apurados. A grande maioria dessas agressões foi feita por apoiadores de Jair Bolsonaro. Também vale dar destaque aos mais de 130, entre virtuais e físicos, a jornalistas, registrados pela Abraji desde o início de 2018. E o efeito do discurso dos políticos.

Diversidade A Câmara terá a primeira indígena da história e 26 mais mulheres no total da Câmara dos Deputados. O aumento de pessoas negras eleitas foi muito pequeno, num total de 65 pessoas, em um universo de 1626 deputados estaduais, federais e senadores. A porcentagem de negros que venceram a eleição é muito inferior a de candidaturas apresentadas ao TSE. No entanto, dobrou o número de mulheres negras em assembleias estaduais
Verdade Não há ainda um levantamento definitivo do nível de mentiras circulando nestas eleições e provavelmente nunca haverá. E quem disse que a verdade na política é algo assim tão importante? Começa com Platão. E um compilado do lixo digital do 1º turno.

Fraude  Como identificar uma fraude eleitoral? É um dos poucos conteúdos sérios que circula sobre o tema. Vale compartilhar com todos os colegas sempre, porque a suspeita infundada de fraudes nunca foi tão alta no Brasil. Mais de dois boatos de fraude nas urnas desmentidos por dia.

Crédito da foto: Senado Federal