As eleições só valem se eu ganhar?

· Newsletter,Ed 10

Novidades do Pacto

Nota de repúdio Mais de 40 organizações e dezenas de cidadãos e cidadãs assinam manifesto de repúdio às declarações dos candidatos Jair Bolsonaro e General Hamilton Mourão. O presidenciável colocou em suspeição a legitimidade do processo eleitoral sem apresentar nenhuma evidência, às vésperas do pleito, sugerindo que o resultado só seria válido se positivo para este. Já seu vice, o General, insinuou recentemente que não descarta um autogolpe “com apoio das forças armadas” e sugeriu a substituição da Constituição de 1988 por uma carta que não seria elaborada por representantes eleitos pelos cidadãos.

Diante disso, as organizações reafirmam o seu compromisso com as regras democráticas, com a não-violência, discriminação ou intolerância de qualquer natureza e com os valores e fundamentos expressos na Constituição Federal.

Política passa pela Praça, segunda edição. Neste sábado (22 de setembro), das 10h às 13h, na Praça do Forró em São Miguel Paulista, acontecerá a segunda edição deste encontro que busca levar o debate sobre política e democracia para as praças públicas da cidade. Desta vez em parceria com a Fundação Tide Setubal, vamos falar sobre as funções do legislativo, bater um papo com lideranças locais e teremos ainda o Flertaço com candidatos e candidatas - um encontro frente a frente, entre cidadãos e postulantes aos diferentes cargos do legislativo. Confirme a sua presença aqui.

Novidades dos membros do Pacto

Eleições e Política Metropolitana A Casa Fluminense e o Instituto de Arquitetos do Brasil convidam para uma conversa com candidatos a vice-governador do Rio para debater mobilidade urbana e saneamento básico. Nesta terça, 25.

Vota SP é uma plataforma que vai ajudar a população do Estado de São Paulo escolher seus candidatos e candidatas a deputado e deputada, estadual e federal.

Retomar o poder exercendo nosso direito O Instituto Não Aceito Corrupção começou uma série de vídeos muito bacana. Confira o primeiro sobre os perigo da compra de votos.

#NãoValeTudo O grupo sobre uso ético de tecnologia nas eleições - que possui muitos membros do Pacto - debaterá na próxima terça-feira (25) o propósito do movimento e as perspectivas para as próximas eleições.

Artigos #pelademocracia

Cine-Debate com um panorama histórico do audiovisual político no Brasil. Essa é a proposta do esquenta da Virada Política, que acontecerá no sábado (22), no Tapera Taperá. A programação está bem legal.

O General A interferência dos militares na política, ao longo da história brasileira, é provocada sempre por três fatores: “crise política aguda; algum estímulo vindo de pessoas e setores sociais dispostos a ultrapassar as barreiras constitucionais para alcançar seus objetivos; fragilidade das agências de governo – executivo, legislativo, judiciário”. Da revista Serrote deste trimestre.

Eleição Sem Fraude O podcast da Folha de S.Paulo Eleição na Chapa explica os mecanismos que protegem eleição de fraude. Trata das auditorias e dos sistemas de proteção do nosso sistema eleitoral.

Um risco real Em ao menos cinco estados há regiões em que há um clima de insegurança para o trabalho de juízes eleitorais. Os problemas envolvem a guerra de facções criminosas em áreas de votação, a falta de policiais para proteger urnas eletrônicas e cartórios com sistema de vigilância precária.

Reforma política tem efeito Na reforma eleitoral de 2015 a distribuição do tempo de rádio e TV foi limitada para as candidaturas majoritárias aos seis maiores partidos de cada coligação. E os efeitos já estão sendo sentidos. O tamanho médio das coligações nacionais diminuiu assim como diminuiu as coligações estaduais formadas por 7 ou mais partidos.

Fundo eleitoral para os de sempre 67% das verbas do fundo eleitoral foram para quem tem ou já teve mandato como senador ou deputado federal. E entre os 33% restantes, há figuras carimbadas, como a ex-presidente Dilma ou a filha de Eduardo Cunha.