Linguagem do bolsonarismo reforça autoritarismo, entenda

· Newsletter,Ed 104

Conteúdos #pelademocracia

Linguagem autoritária Ensaio de Renato Ortiz, professor titular do Departamento de Sociologia da Unicamp, analisa como o bolsonarismo se utiliza da linguagem como ferramenta para o seu autoritarismo.

Participação Reportagem da plataforma Nexo Políticas Públicas, em parceria com pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), apresenta nove questões sobre como funciona a participação social em políticas públicas.

Saúde pública No último domingo (16/08), uma criança de 10 anos precisou passar por um procedimento de interrupção de sua gravidez, ocorrida após abuso sexual realizado por um familiar. Assessores da ministra Damares Alves e militantes bolsonaristas tiveram acesso ilegal à informação sigilosa de onde ocorreria a cirurgia, respaldada pela lei, e compareceram na porta do hospital para ofender profissionais de saúde e familiares da vítima.

Confiança Artigo da doutora em economia pela FEA-USP, Cristina Pinotti, aborda como governos autocráticos trabalham para minar a confiança entre pessoas e instituições de seus países.

Eleições Artigo de Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco, destaca as articulações da Plataforma Antirracista nas Eleições (PANE) para incidir no debate sobre o financiamento de candidaturas negras. Hoje, às 9h, a Educafro, o Instituto Marielle Franco, o Mulheres Negras Decidem e a Coalizão Negra por Direitos realizam um tuitaço para pressionar o TSE.

Mulheres na política  Podcast debate os desafios das mulheres na política com Gabriela Juns do Instituto Update e Karin Vervuurt, do Elas no Poder. Ambas as organizações estão juntas no projeto Im.pulsa, que visa formar lideranças políticas femininas na América Latina. Já o El País Brasil entrevistou as deputadas Tabata Amaral (PDT-SP) e Erica Malunguinho (PSOL-SP), protagonistas da série ''Eleitas', sobre a revolução feminista na política latino-americana, produzida pelo Instituto Update.

Diversidade Levantamento da Aliança Nacional LGBTI aponta um aumento de 32% nas candidaturas ligadas à causa LGBT, em relação às eleições municipais de 2016. Entenda o que provocou esse recorde de pré-candidaturas.

Pandemia Em entrevista, a ambientalista e assessora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos, avalia o impacto da pandemia de COVID-19 entre as populações indígenas.

Desigualdade A pandemia de COVID-19 não tem atingido toda a população da mesma maneira. Reportagem da Ponte Jornalismo explica como as desigualdades de renda e raça estão presentes também durante a crise sanitária.

Novidades da rede do Pacto

Trabalhe conosco O Pacto pela Democracia está com duas oportunidades de trabalho para novas integrantes de sua secretaria-executiva. Uma das vagas é para a área de Articulação Política e Advocacy e a outra para Articulação da Sociedade Civil e Eventos. Adotamos uma polítca de ações afirmativas e, por isso, incentivamos especialmente candidaturas de mulheres negras. Inscrições até o dia 30.

Oportunidade O Instituto Update e o Elas no Poder estão contratando uma Coordenadora de Comunicação para atuar na elaboração e operação da estratégia de comunicação do projeto Im.pulsa pelo período de 4 meses. Inscrições até o dia 23.

Oportunidade 2 A Plan International Brasil está com termo de referência aberto para a contratação de três tutoras para atuar no projeto Rede Meninas Líderes , por um período de 4 meses (setembro a dezembro/2020). Inscrições até o dia 25 pelo email consultoriaseservicos.bra@plan-international.org .

Bolsa A Educafro está selecionando 10 pessoas de até 21 anos para uma bolsa integral de estudos durante ensino médio (1º, 2º e/ou 3º ano), visando sua aprovação nos vestibulares do ITA e IME.

Laboratório A Think Olga acaba de lançar o Laboratório Mulheres em Tempos de Pandemia, um espaço digital para investigação e comunicação sobre as crises desencadeadas e agravadas pela COVID-19 na vida das mulheres, bem como o mapeamento de possíveis soluções em inovação social para reduzir tais impactos.

Voluntariado No dia 28 é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. Pensando nisso, o Atados criou a campanha #MostreSeuVoluntariado para incentivar organizações e pessoas a compartilharem em suas redes como vêm se engajando em causas sociais, principalmente em tempos de pandemia. Acesse o kit de divulgação da campanha.