Liberdade de imprensa, morte de ativistas no Brasil, violência política e mais...

· Newsletter,Ed 127

Conteúdos #pelademocracia

Democracia global A The Economist Intelligence Unit publicou a edição 2020 de sua pesquisa anual sobre o estado da democracia em 165 países e dois territórios intitulada 'Um ano muito ruim para a Democracia Global'. O indicador geral do Brasil vem se mantendo estável ao longo dos últimos seis anos. Destaque para a queda no indicador de Liberdades Civis, que atingiu seu pior patamar no período, para Cultura Política, que chegou a seu patamar mais elevado e para Funcionamento de Governo, o pior indicador brasileiro atualmente.

Fraude eleitoral A Advocacia-Geral da União (AGU), que defende judicialmente a presidência da República, pediu na última quinta-feira (4) o trancamento de ação do Livres que cobrava provas do presidente Jair Bolsonaro sobre suas acusações de fraude eleitoral nas eleições de 2018. As provas não foram apresentadas.

Lava Jato O discreto encerramento da força-tarefa da Lava Jato despertou debates na opinião pública. Artigo do procurador e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, analisa o legado da operação e o enfraquecimento do combate à corrupção no Brasil. Já a relação entre a força-tarefa e o trabalho da imprensa foi criticada pela escritora Cristina Serra.
 

Liberdade de imprensa O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu transferir o gabinete da presidência da Casa para o local onde atualmente ficam os jornalistas que acompanham as atividades do Legislativo. Dessa forma, Lira estará livre de abordagens da imprensa, pois terá acesso direto ao plenário. A medida despertou a reação de jornalistas, que se manifestaram nas redes com a hashtag #ImprensaFica.
 

Violência política de gênero Em artigo, a editora da Open Democracy no Brasil, Manuella Libardi, aponta que os recentes ataques e ameaças contra políticas negras e LGBT no Brasil revelam descaso do Estado com essas populações. 

Mulheres na política A cofundadora do Instituto Update, Beatriz Della Costa, aborda a mudança de imaginário com o crescimento de mulheres eleitas para espaços de poder na América Latina. 

Movimento negro A pesquisadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT), Natália Neris, analisa em vídeo as contribuições do movimento negro para a Constituição de 1988.
 

Preocupação ambiental 77% dos brasileiros não querem crescimento econômico que leve a dano ambiental. Esses e outros dados fazem parte da pesquisa Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros, encomendada pelo ITS Rio em parceria com o Programa de Comunicação de Mudanças Climáticas da Universidade de Yale. O levantamento foi destaque no jornal O Estado de S.Paulo.

Auxílio emergencial Reportagem explica os impasses envolvidos na volta do auxílio emergencial. Campanha apoiada por centenas de organizações defende que o governo pague o valor de R$600,00 até o fim da pandemia no país.

Novidades da rede do Pacto

Diário de Ataques A presença do Brasil em relatório da ONU como o segundo país que mais mata ativistas no mundo é preocupante. Reuniões secretas no Ministério do Meio Ambiente para propor a fusão entre o ICMBio e o IBAMA também. Acesse a plataforma Diário de Ataques e saiba mais sobre esses e outros fatos.

Podcast podcast Revoar, do LAUT, entrevistou a diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, e teve a participação de Ailton Krenak e Marcos Sorrentino, que debateram a construção de uma governança climática forte diante das falhas das democracias com a agenda do clima.
 

Polarização Vídeo da série Politize Explica!, produzida pelo Politize!, ajuda a entender o que é polarização política e sua relação com o cenário político brasileiro.

Advocacy Engajamundo lançou recentemente a publicação “Ação climática local – um guia para jovens da América Latina”. Baixe o guia clicando aqui.

Formação O projeto "Cidadania e Democracia desde a Escola", parceria entre o Instituto Auschwitz para a Paz e Reconciliação, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (MPF) e a Secretaria Nacional de Proteção Global (MMFDH) abriu inscrições para professores de todo o Brasil. Acesse o site e confira.

 

Pesquisa  Iniciativa do  Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência em parceria com a Rede Conhecimento Social, a pesquisa Violências no cotidiano de adolescentes está com questionário online disponível para ouvir adolescentes e jovens entre 12 e 19 anos, moradores da região metropolitana de São Paulo. 

Oportunidades pela democracia

Vagas Transparência Brasil está com  oportunidades abertas para Analista de Comunicação e Analista de Transparência.

Oportunidades A Conectas Direitos Humanos busca Editor(a) de Conteúdo. Inscrições até o dia 21. Já a Oxfam Brasil contrata um(a) líder da Iniciativa Multi-País: Desigualdades na Amazônia e Justiça Climática. Inscrições até o dia 1º de março.
 

Oportunidades 2 O Instituto Procomum contrata Analista de Comunicação Júnior. Inscrições até dia 12. A Fundação Ford está com vaga aberta para Program Officer. Inscrições até o dia 23.
 

Direito das Mulheres A ActionAid busca Especialista na área de Políticas e Programas, com foco no Tema Direitos das Mulheres. As inscrições vão até o dia 14 e a organização estimula a candidatura de mulheres não-brancas, incluindo pretas, pardas e indígenas.

Edital A Elera Renováveis está com inscrições abertas até o dia 26 para o Edital de Responsabilidade Socioambiental. Com execução técnica da ponteAponte, a chamada visa atrair projetos com abordagem socioeconômica e/ou ambiental que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades.