Leia o posicionamento de dezenas de organizações em defesa das liberdades de imprensa e expressão

· Newsletter,Ed 48

Editorial do Pacto

O clima de hostilidade à liberdade de expressão no país e as ofensivas feitas por parte do poder público, atores políticos e setores da sociedade contra o trabalho de jornalistas e a liberdade de imprensa é muito grave.7

Nota pública assinada por mais de 40 organizações da sociedade civil, além de parlamentares de diversas legendas, alerta sobre esse risco. Garantir as liberdades de expressão e de imprensa é fundamental para a construção de uma sociedade democrática e plural.

Conteúdos #pelademocracia

Renovação política Reportagemdo El País Brasil destaca iniciativas que têm contribuído para a formação de novas lideranças políticas, como a RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, o RenovaBR e o Ocupa Política.
Diálogo e polarização O professor de Direito da FGV e membro da rede do Pacto Thiago Amparo escreveu em sua coluna na Folha de S.Paulo sobre como dialogar com quem discordamos.
Populismo x Fascismo Artigo do professor de filosofia da USP Vladimir Safatle analisa o uso de termos como "populismo" e "fascismo" para explicar fenômenos políticos existentes na Itália, Hungria, Polônia, Filipinas e também no Brasil.

Eleições e representação O projeto "Democracia e Representação nas Eleições de 2018: Campanhas Eleitorais, Financiamento e Diversidade de Gênero", da FGV, disponibilizou o seu relatório final, que pode ser acessado aqui.
 

Novidades da rede do Pacto

Votação O Engajamundo e o Fast Food da Política, junto de outras 98 iniciativas, estão concorrendo ao Edital Bem Maior, que oferece apoio de até 100 mil reais para cada uma. Conheça os projetos e aproveite para votar.

Mulheres na política A Iniciativa Brasilianas, organização formada por jovens mulheres, que busca promover a igualdade de gênero no âmbito político, econômico e social, anuncia o evento A Política do Futuro: Mulheres no Poder, no dia 20 de julho, em São Paulo.

Conferência As faculdades de Direito da USP e da FGV promovem, nos dia 5 e 6 de agosto, uma conferência internacional sobre o papel das leis nas transformações institucionais e nos processos de desenvolvimento econômico no sul global.
 

Oportunidades #pelademocracia

Agenda Pública busca Coordenador(a) de Articulação Institucional | Advocacy.Inscrições até o dia 15 de julho. Enviar pretensão salarial. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Fundo Brasil de Direitos Humanos busca Analista de Recursos Humanos eAnalista Financeiro(a). Inscrições até o dia 15 de julho. A contratação é em regime CLT, com salário compatível com a função e benefícios. O Fundo Brasil valoriza e incentiva a participação de negras e negros. O escritório fica em São Paulo - SP.
CEPAL/ONU busca Consultor(a) para trabalhar na elaboração, coordenação e execução do Plano de Comunicação do projeto Energy Big Push. Inscriçõesaté o dia 14 de julho. A vaga é para atuação em Brasília - DF.
Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre , em parceria com oEscritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), lançou um edital para destinação de recursos para projetos de instituições públicas e instituições sem fins lucrativos. Inscrições até o dia 01 de agosto.