Jurista e sociedade civil apontam crime de responsabilidade de Bolsonaro no combate à pandemia

· Newsletter,Ed 124

Destaque

Legislativo No dia 1º de fevereiro ocorrem as eleições no Congresso brasileiro. Iniciativa do Pacto pela Democracia, Legisla Brasil, Politize! e Pulso Público, a série de conteúdos "Eleições no Congresso 2021" conta com artigos e materiais sobre a disputa pelo comando da Câmara e do Senado, a função das mesas diretoras e a importância desse processo para o país. O primeiro, o segundo e o terceiro artigo já estão disponíveis no site do Politize!

Conteúdos #pelademocracia

Manaus O colapso do sistema de saúde no estado do Amazonas durante a pandemia de COVID-19 provocou uma crise que levou a uma série de mortes por falta de oxigênio nos hospitais de Manaus. Ofício encaminhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mostra que o governo sabia do iminente problema dez dias antes, reforçando o descaso do Ministério da Saúde e da presidência da República durante a crise sanitária.

Impeachment Com o agravamento da pandemia e o discurso negacionista do governo federal, a pressão por um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro uniu atores de diferentes campos políticos, além de organizações da sociedade civil e movimentos, como a Coalizão Negra por Direitos, o Movimento AGORA! e o Acredito.
Crime de responsabilidade Em entrevista, perguntado sobre eventual processo de impeachment, o ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto afirma que o "conjunto da obra" sinaliza que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade.
Congresso Gráfico apresenta quem foram os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal desde 1985, além da representação por estados e partidos e também as lideranças que por mais tempo presidiram as casas legislativas.
Presidência dos EUA Na tarde de ontem (20), o democrata Joe Biden tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos. Kamala Harris também assumiu a vice-presidência, sendo a primeira mulher a exercer o cargo. O agora ex-presidente, Donald Trump, rompeu uma tradição democrática de mais de 150 anos e não compareceu à posse de seu sucessor.
Voto impresso Reportagem apresenta o que o STF já decidiu sobre a proposta de registrar no papel o voto da urna eletrônica, usada pelo presidente Jair Bolsonaro para atacar o processo eleitoral brasileiro e repetir Donald Trump nas acusações infundadas de fraude.

Novidades da rede do Pacto

Clima Hoje, às 10h, a RAPS promove o debate "O que a nova agenda do clima dos EUA tem a ver com o Brasil e a Amazônia?", com as participações de Thomas Trebat, cientista político e diretor da Columbia Global Center no Rio; Fernanda Hassem, prefeita reeleita de Brasileia, no Acre; e Francisco Gaetani, economista e membro da Concertação pela Amazônia. A mediação será de Mônica Sodré, cientista política e diretora executiva da RAPS.

Pesquisa A Rede Nossa São Paulo lança hoje, às 10h, a primeira pesquisa "Viver em São Paulo" de 2021, com uma conversa virtual sobre qualidade de vida.

Denúncia A Coalizão Negra por Direitos, articulação nacional que envolve mais de 100 organizações e coletivos negros de todo país, denunciou o descaso com a capital do Amazonas durante a pandemia de coronavirus e cobrou a responsabilização do presidente Jair Bolsonaro por meio de impeachment.

Juventude Iniciativa do Instituto Update, o Emergência Política Jovens quer conhecer protagonistas da geração Z que estão transformando a forma de fazer e usar a política para a transformação social. Para fazer parte do mapeamento colaborativo ou indicar alguém, basta acessar o site.

Advocacy O Girl Up, organização de apoio e formação de meninas líderes, colaborou na construção de uma lei que prevê distribuição gratuita de absorventes em escolas e UBS do Distrito Federal.

Oportunidades pela democracia

Chamada O InternetLab está com uma chamada aberta para projetos de pesquisa voltados à identificação de formas de distorcer, falsear ou manipular o debate público na internet. Confira as formas de apoio e os prazos acessando o site.

Vaga O ​AlanaLab​, núcleo de negócios do Instituto Alana, está com duas vagas abertas, ambas exclusivas para pessoas negras: Estágio em Comunicação e Diretor(a) de Arte.
Vaga 2 A ACT Promoção da Saúde busca advogada(o) para a área da alimentação adequada e saudável. Inscrições até o dia 31.