Jornal Nacional destaca nota em repúdio a defesa do AI-5, assinada por mais de 70 organizações

· Newsletter,Ed 65

Destaque

Diálogos Democráticos Na sua 3ª edição, os Diálogos Democráticos olham para o momento turbulento da democracia brasileira, com o descrédito no sistema político e um cenário de profunda polarização, e entende que os princípios e práticas vitais do Estado de Direito devem ser defendidos veementemente, a despeito de convicções políticas ou preferências programáticas. Confira a programação e inscreva-se gratuitamente.

Conteúdos #pelademocracia

AI-5 Nunca Mais Nota Pública assinada por mais de 70 organizações da sociedade civil manifesta profundo repúdio a afirmação do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que defendeu uma reedição do Ato Institucional nº 5.

Repercussão A Nota Pública "AI-5 NUNCA MAIS!" teve grande repercussão na imprensa, sendo destaque na edição do dia 31/10 do Jornal Nacional e no jornal O Estado de S.Paulo.

Vídeo 25 parlamentares, de diversos partidos, se uniram para reafirmar a defesa da democracia e dizer AI-5 Nunca Mais! O vídeo teve grande repercussão nas redes sociais e foi noticiado no Congresso em Foco. Confira!

Indígenas Nota pública da APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil denuncia e presta solidariedade ao Povo Guajajara pelo assassinato do guardião Paulo Paulino Guajajara, após o grupo dos agentes florestais indígenas “Guardiões da Floresta” ter sido emboscado por madeireiros dentro de seu próprio território.

Democracia Artigo da Diretora Executiva da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade Mônica Sodré aborda as conquistas recentes da democracia e o papel da sociedade civil para o seu aprimoramento.
 

Novidades da rede do Pacto

Virada Política No dia 9, acontece em João Pessoa - PB, a segunda edição da ‘Virada Política’, com painéis temáticos, oficinas e debates sobre temas como educação política, ativismo, renovação e mulheres na política.

Pacto federativo No dia 26, acontece em São Paulo - SP o seminário "O papel dos governos locais frente à crise climática", que compõe a série de debates ‘Pacto Federativo para a Agenda 2030’. O evento é uma iniciativa promovida pelo IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade, Instituto de Estudos Avançados da USP, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Instituto Ethos, Instituto Escolhas e Programa Cidades Sustentáveis.

Financiamento coletivo O Mapa do Acolhimento, iniciativa da rede Nossas que conecta mulheres que sofreram violência de gênero a psicólogas e advogadas voluntárias em todo o Brasil, lançou o seu financiamento coletivo.

Renovação O Movimento Acredito realiza no dia 8, no Rio de Janeiro - RJ, o debate "Renovação Política", com a participação do Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA-SE), dos Deputados Federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) e do Deputado Estadual Renan Ferreirinha (PSB-RJ).

Populismos A FGV Direito SP recebe no dia 12, em São Paulo -SP, a diretora da Faculdade de Direito da Central European University de Budapeste (Hungria), professora Renata Úitz, para o debate "Liberdade Acadêmica e Novos Populismos no Brasil e na Hungria".

Participação No dia 13, acontece em São Paulo - SP, no espaço Tapera Taperá, o debate "Participação política em tempos de Bolsonaro", realizado pela Universidade Emancipa.

Fotografia Iniciativa do Legisla Brasil, a galeria de fotos Fala Legisla está recebendo fotografias artísticas que tragam um olhar sobre a política.

Oportunidades #pelademocracia

GIFE busca Assessor(a) de Relacionamento. Inscriçõesatravés do email gife@gife.org.br, enviando currículo atualizado e pretensão salarial. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Instituto Votorantim lança edital Lab Cidadania, focado em soluções inovadoras para a promoção da cultura democrática no nível municipal. Inscrições até o dia 24 de novembro. Serão selecionadas até 5 organizações para receber R$ 200 mil cada para o desenvolvimento dos projetos em municípios pré-definidos em 2020.