Jogo da Política e o Dia de Doar

· Newsletter,Ed 19

Novidades dos membros do Pacto

Na próxima quinta, dia 29, na FGV Direito, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa debate sobre a atuação da polícia na produção de provas em processos penais. A maior parte das condenações em casos de prisão em flagrante estão baseadas, quase que exclusivamente, em testemunhos dos próprios agentes implicados na ação.

A Casa Fluminense analisa o programa do futuro governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Aponta cinco aspectos positivos e negativos em acordo com agendas já acordadas.
Enquanto a redução da maioridade penal volta à pauta, também volta a importância da pesquisa do Instituto Sou da Paz sobre reincidência de jovens que cumprem medida socioeducativa no estado de SP.
O Território do Brincar, co-realizado com o Instituto Alana, promove debatesobre expressão corporal infantil.
A Fast Food da Política foi finalista do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo e convida para Formação de Multiplicadores de Política.
Choque de Política é um evento promovido pelo Jogo da Política, que vai acontecer dia 24 em São Bernardo do Campo. Um momento divertido para aprender sobre como funciona o sistema político.

Artigos Pela Democracia

Em meio às reflexões do Dia da Consciência Negra, reportagem lembra da ação da Frente Favela Brasil e dá a possibilidade de formação de uma bancada suprapartidária antirracista no Congresso. Também vale relembrar alguns dos dados que mostram a desigualdade entre brancos e negros no Brasil.

Marcio Vasconcelos, membro do Pacto, faz um raio x das eleições e uma proposta para o Whatsapp e a Justiça Eleitoral combaterem a desinformação.
Também passamos pelo Dia da Bandeira e pelo dia da Proclamação da República. Dez curiosidades sobre a bandeira brasileira e cinco sobre o 15 de novembro.
É possível governar sem ideologia? Este artigo da BBC aprofunda o debate de forma muito interessante.
O próximo dia 27 é o Dia de Doar, que mobiliza parte importante da sociedade civil e fortalece uma cultura de doação no país. No dia 28 acontece um Seminário para conversar sobre a Cultura de Doação brasileira.