Governo ataca cineasta e fere princípio da impessoalidade, organizações reagem

· Newsletter,Ed 76

Destaque

Governo Dezenas de organizações da rede do Pacto se manifestaram em nota pública após, na última segunda-feira (3/2), a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, por meio de canais oficiais do governo, dirigir críticas e estigmatizar a cineasta Petra Costa, diretora do filme "Democracia em Vertigem". Confira e compartilhe!

Conteúdos #pelademocracia

Futuro da democracia Série de reportagens (em inglês) da revista norte-americana The New Yorker apresenta diversos olhares sobre o futuro da democracia no mundo.

Democracia no mundo Segundo relatório publicado pela Universidade de Cambridge, nível de satisfação com a democracia no mundo é o menor das últimas décadas. Entre os brasileiros, menos de 20% estão satisfeitos.

Participação O doutor em ciência política pela Universidade Paris 8, André Rubião, aborda em ensaio como mecanismos de deliberação formados por pessoas sorteadas podem ajudar em processos de participação.

Política nos EUA Artigo de Oscar Vilhena, doutor em ciência política e professor da FGV Direito SP, aborda o processo de impeachment contra o presidente norte-americano Donald Trump e também as relações entre poder Executivo e Congresso nos EUA e no Brasil.

Meio ambiente O site De olho nos Ruralistas divulgou um mapa com os principais multados por desmatamento pelo Ibama nos últimos 25 anos.

Novidades da rede do Pacto

Desigualdade social O Grupo Mulheres do Brasil realiza no dia 10 de fevereiro, em São Paulo - SP, a roda de conversa "Desigualdade social - como enfrentar um dos principais problemas do país?", com a participação de ⁨Katia Maia⁩, diretora executiva da Oxfam Brasil, Jorge Abrahão, da Rede Nossa São Paulo, e mediação da Elizandra Cerqueira, presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis e líder do Comitê Bairros das Mulheres do Brasil.

Cidades A Casa Fluminense e Fundação Cidadania Inteligente, realizam no dia 10 de fevereiro, no Rio de Janeiro - RJ, o encontro "Giro 2020 : Habitação e debate racial nas eleições". com a presença de Tainá de Paula, mestra em urbanismo e coordenadora do BR Cidades, e Geraldo Henrique, historiador e co-fundador da Frente Favela Brasil.

Crianças e adolescentes A Rede Nossa São Paulo e a Bernard van Leer Foundation divulgarão em São Paulo - SP, no dia 12 de fevereiro, a segunda edição do Mapa da Desigualdade da Primeira Infância.

Segurança pública O Instituto Fernand Braudel realiza no dia 17 de fevereiro, em São Paulo - SP, o seminário "Homicídios declinam nos Estados, mas desordem prossegue. Há progresso na segurança pública?".

Educação política O Politize está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro para o seu programa de embaixadores, que busca capacitar pessoas para se desenvolverem enquanto lideranças públicas.

Oportunidades #pelademocracia

Abong busca Assistente de Comunicação. Inscrições até o dia 09 de fevereiro. A Abong apoia ações afirmativas e dará preferência para candidatas/os negras/os e/ou pessoas trans. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Instituto Clima e Sociedade (iCS) e #PerifaConnection realizam levantamento deprofissionais, acadêmicos, ativistas e jornalistas negros/as que trabalhem com a agenda climática, resíduos sólidos, energia, transportes, uso da terra, meio ambiente e sustentabilidade no Brasil.

Instituto Cidade Democrática e Instituto de Governo Aberto buscam coordenador local para atuar com jovens no projeto Agentes de Cidadania.  Inscrições até o dia 6 de fevereiro. É preciso residir em Votorantim (SP), ter experiência com articulação local e funções semelhantes.